Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/11/18 às 17h39 - Atualizado em 23/11/18 às 18h08

Brasília participa de encontro nacional de turismo

A 30ª Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) terminou nesta sexta-feira (23/11), com um city tour promovido pela Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer com representantes de nove estados brasileiros e interlocutores. Cerca de 20 pessoas conheceram lugares icônicos da capital federal. O evento, realizado pelo Ministério do Turismo com apoio da Secretaria-Adjunta de Turismo do DF, durou quatro dias com foco na gestão descentralizada e o intercâmbio de boas práticas e experiências de gestão regional no setor.

 

 

O roteiro do passeio deu início no Ministério do Turismo e passou pelo Quartel General e Praça dos Cristais, seguindo pelo Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, Santuário Dom Bosco, Unidade Vizinhança, Catedral Metropolitana, Praça dos Três Poderes e encerramento na Praça dos Três Poderes, especificamente o Espaço Lucio Costa e o Museu Histórico de Brasília. O itinerário contemplou todo o período da manhã. Em uma oportunidade anterior, o grupo se reuniu no Pontão do Lago Sul para desfrutar a paisagem do local.

 

No primeiro dia de evento, na terça-feira (20/11), os participantes puderam conhecer um dos projetos mais importantes realizado pela pasta do Turismo na atual gestão. O Plano de Turismo Criativo, iniciativa lançada em 2016, que privilegia atividades que valorizam a capital do país, indo muito além do turismo tradicional, restringido à Esplanada dos Ministérios. A chefe da Unidade de Captação de Eventos da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, Nicole Facuri, palestrou sobre o tema e destacou as ações desenvolvidas no período entre 2016 e 2018.

 

A pauta prioritária da Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do PRT incluiu assuntos relacionados à atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, à criação de Conselhos Municipais de Turismo, à formalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil e ao fortalecimento das Instâncias de Governança Regionais, entre outros. Construído a partir de oficinas participativas, o PRT, lançado em 2004, integra a política estratégica que baliza o desenvolvimento turístico do país e define diretrizes para orientar a sua implementação. As ações envolvem a estruturação de destinos, a qualificação profissional e a diversificação da oferta turística do Brasil.