5/06/18 às 13h52 - Atualizado em 5/06/18 às 13h53

1ª edição do Distrito Criativo começa nesta terça-feira (5/6)

Começa nesta terça-feira (5) a 1ª edição do Distrito Criativo, evento  que vai promover a reflexão sobre economia, design, cultura e turismo criativo dentro do desenvolvimento sustentável e integrado ao Distrito Federal.  A abertura oficial será, às 19h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a participação do secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Jaime Recena. Durante o evento, que encerra quinta-feira (7),  será realizado o 1º Seminário Internacional de Economia Criativa do DF e o 3º Encontro de Turismo Criativo.

Após a cerimônia de abertura do evento, será lançado o  mapa Brasília Cidade Criativa do Design,  com 58 endereços de design, localizados na área central da capital e divididos entre cafés e padarias, lojas e galerias, hoteis, restôs, bares e cervejarias. O material também contextualiza a relação entre Brasília e design, assim como divulga 18 atrativos para os fãs da arquitetura modernista.

A 1ª edição do Distrito Criativo é  promovida pela Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, Secretaria de Cultura e  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF), com parceria institucional do Instituto Bem Cultural e cooperação da Unesco Brasil.

Cidade Criativa do Design

O Distrito Criativo é o primeiro evento de Brasília como participante da Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), após a Capital do país entrar  no grupo em outubro de 2017. Atualmente 180 cidades de 72 países fazem parte da Rede atuando em sete áreas temáticas: artesanato e artes folclóricas, design, filme, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música. Brasília entrou como cidade criativa do design.

A candidatura de Cidade Criativa do Design fez parte do conjunto de metas estabelecidas pelo Plano de Turismo Criativo.  O documento foi resultado das duas edições anteriores do Encontro de Turismo Criativo de Brasília, realizadas em 2015 e 2016, que reuniram lideranças locais do setor produtivo para debaterem o desenvolvimento do setor em Brasília. Sendo assim, o público vai conhecer duas importantes ações concebidas a partir da proposta do Plano.

Dia 5 de junho

19h – Abertura Oficial do Distrito Criativo

20h – Apresentação do mapa Brasília Cidade Criativa do Design, com Experimente Brasília.

20h20 – Palestra sobre economia criativa e turismo criativo na transformação das cidades, por Carlos Martins.

Dia 6 de junho

9h30 – Painel I: Economia Criativa

10h20 – Painel lI: Distrito Criativo

14h – Painel II: Distrito Criativo (Música)

16h – Painel II: Distrito Criativo (Moda)

17h20 – Painel II: Distrito Criativo (Audiovisual)

Dia 7 de junho

9h30 – Palestra sobre criatividade e design como ativo do turismo criativo, com Maria Luisa Rossi. Cases das cidades criativas de Curitiba, Buenos Aires e Saint Ettienne.

14h – Palestra sobre o edifício da Embaixada da Itália em Brasília: quando o design incorpora a eficiência, por Ayara Mendo.

14h30 – Palestra sobre turismo inteligente, por Luiz Barretto.

15h20 – Especializações inteligentes – descoberta empreendedora, por Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

16h20 – Apresentação do mapa de roteiros autoguiados de Brasília.

18h10 – Painel IV: Design local – design de serviços, design gastronômico, design de moda e design urbano.

1ª edição do Distrito Criativo do DF

Data:  5 a 7 de junho

Horário: abertura às 19h (dia 5/6)

Local:  auditório Águas Claras do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Entrada franca mediante a inscrição prévia no site http://www.turismo.df.gov.br/inscricoes-abertas-distrito-criativo/