Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/09/13 às 19h22 - Atualizado em 27/09/13 às 19h47

5ª Conferência Distrital das Cidades começa nesta sexta no CCUG

COMPARTILHAR

 O Centro de Convenções Ulysses Guimarães (CCUG) recebe de hoje (25) até o próximo domingo representantes das regiões administrativas e Secretarias de Estado para discutir as cidades

A 5ª Conferência Distrital das Cidades começa nesta sexta-feira (27) e vai até domingo no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (CCUG). Após, percorrer as 31 regiões administrativas, nesta etapa do encontro o objetivo é elaborar 30 relatórios finais com sugestões e questionamento a serem apresentados na etapa nacional.Os credenciamentos serão feitos a partir das 16 horas.

Os pontos discutidos na Conferência Distrital serão a Política de Incentivo à Implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade, a participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), o Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano e Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial. Também serão preparadas pautas de acordo com as políticas públicas e as demandas locais, tais como, habitação, regularização, desenvolvimento e mobilidade urbana.

Para o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves, é importante a participação e o controle social para discutir as políticas públicas em Brasília e no Entorno, visto que o crescimento pessoal dos moradores da cidade contribui indiretamente para a promoção de Brasília. “É uma forma de fazer valer os interesses sociais da população brasiliense e de buscar mecanismo para desenvolver cada dia mais os serviços públicos nas cidades, o que gera bons frutos para o Turismo na capital, visto que pontos como mobilidade urbana e desenvolvimento são essenciais para receber os visitantes”, destacou.

Ao fim do encontro serão escolhidos os 41 Delegados Distritais da Conferência Nacional das Cidades, e quatro representantes de entidades dos movimentos populares da área de habitação para compor o Conselho Gestor do Fundo Distrital de Habitação de Interesse Social (Fundhis). Já os conselheiros eleitos nos eventos preparatórios que ocorreram nas regiões administrativas vão participar da gestão do ordenamento territorial e da formulação e acompanhamento dos Planos de Desenvolvimento Locais e a efetivação das normas locais para edificações e de uso do solo. Durante o encontro, também será definido os membros que integrarão o Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab).

Após o resultado deste encontro distrital, as propostas serão enviadas para a Conferência Nacional das Cidades, que será realizada entre os dias 20 e 24 de novembro. Neste encontro, o objetivo é planejar a execução e formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano para os próximos anos. Mais informações, acesse.

*Com informações da Sedhab