Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/11/13 às 18h27 - Atualizado em 21/11/13 às 18h44

5º Conferência Nacional das Cidades ocorre em Brasília até domingo

COMPARTILHAR

Até domingo (24), mais de três mil pessoas discutem melhorias para as cidades brasileiras no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Debater a melhoria nas cidades é bom para quem mora e bom para quem visita. Com o tema, “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já”, a 5º Conferência Nacional das Cidades começou nesta quarta-feira (20), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital do país.

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal, com intuito de estimular com que os participantes da Conferência, conheçam o que a capital tem, está com estande apresentando o trabalho de nove artesãos de Brasília. A estimativa da organização do evento é que três mil pessoas compareçam e discutam melhorias para Brasília e para os municípios brasileiros.

“É importante que esta Conferência ocorra na capital de todos os brasileiros. Brasília está estrategicamente localizada para os cidadãos”, destacou o secretário de Turismo em exercício, Geraldo Bentes. Ele ainda ressalta a importância da temática para o Turismo, “a cidade que é bem vista para o morador, também se torna receptiva a quem pretende conhecer, como os turistas”, disse.

Na quarta-feira, a abertura do evento contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, autoridades do Governo Federal, do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, representantes dos movimentos populares, das entidades profissionais, pesquisadores, Organizações Não Governamentais (ONG´s) e trabalhadores. No primeiro dia do evento, Dilma assinou o decreto que cria o grupo de trabalho para acompanhar a implementação do Plano Nacional de Saneamento Básico. A meta é investir cerca de R$508 bilhões nos próximos 20 anos.

Além disso, a presidenta reforçou o papel essencial da mobilidade urbana para os cidadãos e da implantação de transporte público de qualidade. “O tempo é um objeto que interfere na vida das pessoas (…) Investir em metrô é crucial para garantir a rapidez do fluxo. E você só conquista tempo com rapidez”.

A Conferência também celebra os 10 anos de criação do Ministério das Cidades e do Conselho das Cidades. O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro apresentou um painel na manhã desta quinta-feira, sobre os desafios nacionais das Políticas Urbanas. Também foi reconhecido o valor do Programa Minha Casa, Minha Vida que estimulou a evolução na produção habitacional do país. A programação do evento se estende até o próximo domingo (24).

Confira a programação