Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/02/13 às 18h51 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

5º Jogo das Estrelas será em Brasília

COMPARTILHAR

Evento reunirá, pela primeira vez na capital, os melhores atletas do basquete brasileiro

Brasília será sede, pela primeira vez, da elite do basquete brasileiro. Nos próximos dias, o ginásio Nilson Nelson receberá os melhores atletas da modalidade em atuação no país, durante a quinta edição do Jogo das Estrelas. O encontro dos craques do campeonato brasileiro da modalidade, denominado Novo Basquete Brasil (NBB), consiste em competições individuais e em uma partida entre estrelas do Brasil e do exterior que atuam no torneio.

A abertura do torneio será amanhã (1), quando o ginásio Nilson Nelson sediará competições de diferentes modalidades, como arremesso de três pontos, de enterradas e o desafio de habilidades. Todas as disputas contarão com a participação de jogadores selecionados por desempenho, escolha popular e de especialistas.

Na categoria de arremesso de três pontos, o campeão de 2012, Helinho (Unitri/Universo/Uberlândia), defenderá seu título. Guilherme, do Uniceub/BRB/Brasília, será um dos competidores. Nas enterradas, Isaac, também de Brasília, integra a lista de desafiantes do atual campeão, Gui Deodato (Paschoalotto/Bauru). O desafio de habilidades, por sua vez, reunirá o maior número de jogadores do primeiro dia do evento: oito atletas, entre eles, Eric Tatu (Uniceub/BRB/Brasília), que enfrentará Fernando Penna (Pinheiros/SKY), bicampeão da modalidade.

A principal atração do encontro ocorrerá no dia 2. Pelo terceiro ano consecutivo, haverá um jogo dos melhores brasileiros contra os craques estrangeiros (NBB Brasil x NBB Mundo). A partida decidirá o confronto empatado em 1 a 1, desde que os atletas nacionais venceram em 2012, se igualando à vitória conquistada pelos jogadores do exterior, em 2011. O Jogo das Estrelas já foi disputado no Rio de Janeiro (RJ), em 2009, Uberlândia (MG), em 2010, e Franca (SP), em 2011 e 2012. Nas duas primeiras edições, não havia divisão entre astros nacionais e de outros países.

Centro Olímpico – A presença, em Brasília, dos melhores do basquete brasileiro não se limitará às apresentações no Nilson Nelson. Segundo o secretário Júlio César Ribeiro, os jogadores do NBB conhecerão, em 28 de fevereiro, as atividades do Centro Olímpico de Ceilândia. “A intenção é que eles tenham contato não apenas com a comunidade, mas também com todos os atletas que estão sendo formados na modalidade de basquete pelo projeto Futuro Campeão”, adiantou. No dia 1º de março, eles visitarão o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.