Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/06/21 às 12h58 - Atualizado em 25/06/21 às 9h06

Abertas as inscrições até o dia 27 de junho para expor na 10º Feira da Lua

COMPARTILHAR

Abertas as inscrições até o dia 27 de junho para expor na 10º Feira da Lua

 

Secretaria de Turismo faz nova seleção de 15 artesãos para o evento no Gilberto Salomão

 

Carteira de artesão. Foto Luís Tajes/Setur-DF

 

Estão abertas até o próximo domingo (27) as inscrições de artesãos para expor seus trabalhos na 10ª Feira da Lua, a ser realizada, nos dias 3 e 4 de julho de 2021, no shopping Gilberto Salomão, um tradicional ponto comercial de Brasília localizado no SHIS QI 05, Lago Sul.

 

As inscrições podem ser feitas para a disputa de 15 vagas pelo site da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur/DF), preenchendo o formulário que foi lançado no dia 21 de junho e que ficará disponível até as 23:59 horas do dia 27. Para ter acesso ao formulário e ao edital da seleção, clique AQUI.

 

O evento segue os protocolos de restrição da pandemia da covid 19. Por isso, não é permitida a participação presencial de artesões pertencentes ao grupo de risco. O artesão nessa situação poderá enviar um representante para administrar as suas peças no período do evento.

 

O artesanato é uma das principais ações desenvolvidas na gestão da secretária de turismo, Vanessa Mendonça, com o objetivo de valorização da cultura local e de incentivo aos 11 mil artesãos cadastrados.

 

Em evento realizado na sexta-feira passada (18) pelo programa Turismo em Ação no Guará, a artesã Rose Mendes destacou o papel da Setur na atenção ao artesanato local. “Esse governo, com sua secretária Vanessa Mendonça, chegou incluindo os artesãos em uma coordenação de turismo, olhando as nossas bases, querendo saber quantos somos, como vivemos, quem depende do artesanato, onde esse artesanato já chegou, onde é vendido, como esse artesão adquire essa matéria-prima, quantas horas eles trabalham. Alguém chegou e nos reconheceu, mostrando-se preocupado com a gente, alguém quer nos enxergar”, afirmou.

 

Materiais

Os interessados em inscrever na seleção para a Feira da Lua deverão enviar no mínimo 3  e no máximo 5 fotografias com boa qualidade e resolução das peças de sua autoria, para o e-mail artesanato.foto@setur.df.gov.br. A seleção será realizada focando na criatividade e originalidade da criação e referência a cultura popular, para assegurar na seleção justa.

 

O processo seletivo visa garantir as oportunidades para os artesãos apresentarem, preferencialmente, produtos de atributos culturais e naturais referentes à Brasília e ao Cerrado. Será feita a avaliação com base nos critérios de cultura popular, tradição, originalidade, criatividade, inovação e qualidade.

A avaliação ficará a cargo de uma comissão formada por técnicos da Coordenação de Promoção do Artesanato, garantindo a eficiência e a venda da produção de maneira organizada em apoio aos artesãos e seus projetos

 

Oportunidades

 

Peça feita por Maria Cleonice de Araújo Pacheco, renda renascença | Foto: Arquivo Pessoal



A artesã Maria Cleonice de Araújo Pacheco, de 53 anos, participa da Feira da Lua desde 2016, disse que irá concorrer à nova seleção aberta pela Setur. Quer voltar a expor produtos confeccionados com a técnica de renda renascença na 10ª Edição. ‘’Eu sempre vendo lá e, quando eu vou, consigo pegar encomendas. Participo desde 2016 e pretendo continuar nas outras edições. Gosto muito de lá e é um lugar muito bom’’, afirmou.

 

 

Serviço

 

Link do formulário: https://forms.gle/NPwoRK86pa6EKHqc9

 

Evento: 10ª Edição da Feira da Lua

 

Local: Centro Comercial Gilberto Salomão – SHIS QI 05 – Lago Sul

 

Período de inscrições: 21 a 27 de junho de 2021

 

Divulgação da lista de selecionados: 29 de junho de 2021.

 

Data do evento: 3 e 4 de julho de 2021 (sábado e domingo)

 

Horário de funcionamento: das 10h às 18h

 

Vagas previstas: 15 (quinze) para artesão individual

Mais informações: http://www.turismo.df.gov.br/selecao-simplificada-de-artesaos-para-exposicao-e-comercializacao-de-artesanato-na-feira-da-lua-10a-edicao/