Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/06/18 às 16h52 - Atualizado em 12/06/18 às 17h17

Abertura Inscrição -V Feira de Artesanato, Bordados e Rendas – Renda-se 2018

COMPARTILHAR

A Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal está abrindo inscrição para artesãos e trabalhadores manuais interessados em participar e comercializar seus produtos na V Feira de Artesanato, Bordados e Rendas – Renda-se 2018, que será realizado na Tenda Galpão #Espaço Cultural Brasília, localizada no Estacionamento do Shopping Iguatemi Brasília, no período de período de 28 de junho a 1º de julho de 2018. As inscrições estão abertas de 12 a 17 de junho de 2018.

 

A Feira de Artesanato, Bordados e Rendas – “Renda-se” “é um evento de abrangência nacional, compreendendo exposição e comercialização de artesanatos e rendas, produzidas por diversas iniciativas de todo o país, cerca de 100 projetos artesanais, com ênfase para aquelas originadas no Distrito Federal. Nesta edição, o evento contará também com a exposição e comercialização dos produtos do melhor design brasiliense, com a presença de 20 expositores.

 

Neste ano, o Renda-se tem a honra de comemorar o título de Cidade Criativa do Design, concedido pela Unesco à nossa Capital. Este reconhecimento faz com que Brasília integre o seleto rol da Rede de Cidades Criativas, que conta com Detroit, nos Estados Unidos, Berlim, na Alemanha, Puebla, no México, Xangai, na China e Montreal, no Canadá. Este título eleva de patamar a capital federal junto aos brasileiros.

 

É objetivo do Renda-se 2018 valorizar os artesãos nacionais contribuindo para que o artesanato possa agregar valor ao produto turístico do Distrito Federal, além de apoiar a promoção de Brasília como Cidade Criativa do Design, tendo o público visitante a oportunidade de saber mais sobre o título que Brasília recebeu e conhecer a sua rica produção no setor do Design.

Diante deste cenário, o Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares – IECAP organização sociedade civil, que realiza um trabalho reconhecido junto aos projetos de artesanato do país como também ao Design de Brasília, vislumbra, na realização da V Feira de Artesanato, Bordados e Rendas – RENDA-SE 2018, a oportunidade de unir forças e apresentar o rico e diferenciado trabalho que artesãos de todo o país e os designers de Brasília têm desenvolvido.

 

O Renda-se representa para os artesãos e designers uma importante estratégia de comercialização dos seus produtos sem necessidade de intermediários, o que proporciona a divulgação direta do seu trabalho e melhor remuneração das suas peças. Além da oportunidade de obter informação atualizada sobre diferentes temas de interesse nas palestras a serem ministradas no Espaço do Conhecimento como também a apresentação dos seus saberes no Espaço Saber Fazer.

 

Este processo de seleção visa garantir os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, com transparência, oferecendo oportunidade a todos. Nesse sentido, a Unidade de Gestão do Artesanato publica em seu site, bem como, divulga nas redes sociais informações relevantes para o conhecimento dos interessados. Todo candidato que se interessar deverá realizar sua inscrição pelo site www.turismo.df.gov.br

 

O processo de seleção será realizado por comissão formada por técnicos da Unidade de Gestão do Artesanato e será avaliado, prioritariamente, a matéria prima, a técnica utilizada e o perfil do evento.

 

Os produtos serão apreciados por técnicos da Secretaria, que participarão da Comissão de Seleção, juntamente com a Curadoria do Renda-se. A relação dos selecionados será publicada no site www.turismo.df.gov.br e os mesmos serão contatados por telefone.

 

Durante a realização do evento, os selecionados deverão obrigatoriamente, seguir as orientações da equipe técnica responsável pela organização física e administrativa do evento, na disposição dos produtos e dos balcões no espaço, a fim de obter os melhores resultados na exposição e comercialização dos produtos.

 

INSCRIÇÃO/SELEÇÃO:

Para realizar a inscrição acesse o formulário https://goo.gl/forms/syipxIErAa3Y15hw2 e envie as fotos dos produtos que serão comercializados para o e-mail artesanato.fotos@gmail.com

Período de inscrições: 12 a 17 de junho de 2018

Processo de seleção 18 de junho de 2018

Divulgação da lista de selecionados: 19 de junho de 2018

CALENDÁRIO DO EVENTO RENDA-SE 2018

Local: Tenda Galpão #Espaço Cultural Brasília, localizada no Estacionamento do Shopping Iguatemi Brasília

Data: 28 de junho a 1º de julho de 2018

 

 

TERMO DE COMPROMISSO

O participante selecionado deverá assinar o Termo de Compromisso de Participação estabelecido pela Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer.

 

Disposições Gerais:

1)O artesão que estiver participando de outro evento, cuja seleção tenha sido realizada pela Unidade de Gestão do Artesanato, não poderá participar de novo processo de seleção, que ocorra na mesma data ou período.

 

2)Se o candidato selecionado confirmar a presença no evento e não comparecer na data estabelecida, sem apresentar justificativa, o mesmo não poderá participar de qualquer outro evento promovido pela Secretaria no período de 01(um) mês.

 

3)Os organizadores do Renda-se 2018 vão disponibilizar depósito com tranca para guarda de produtos para aqueles artesãos que tenham interesse. Por outro lado, ressaltamos que haverá segurança 24 horas no espaço da Feira.

 

4)Os artesãos escolhidos para participar do Renda-se 2018 deverão chegar no local do evento às 10h do dia 28/06/2018, com os seus trabalhos artesanais, oportunidade em que serão orientados sobre a localização do seu espaço de comercialização. Será oferecido serviço de vitrine para cada um dos expositores visando melhor colocação do seu produto. A organização do Renda-se oferecerá uma camiseta com a marca do evento, que deverá ser utilizada pelo expositor durante o período da Feira.

 

5)Os organizadores do Renda-se 2018 disponibilizarão equipe de limpeza para apoiar os expositores. Porém, será necessária a colaboração dos artesãos para que ao final do evento, o espaço utilizado para exposição e comercialização dos produtos, bem como o espaço comum utilizado pelos expositores seja entregue limpo e organizado.

 

6)Será ofertado aos participantes uma programação de palestras, bate-papos e rodas de conversa sobre temas de interesse do segmento, em especial o uso das ferramentas das redes sociais para alavancar as vendas, precificação de produtos, vitrinismo, dentre outros. O IECAP, instituto responsável pelo Renda-se 2018, concederá Certificado de Participação.

 

7)No caso de insuficiência total ou parcial de interessados em participar do evento, no processo de inscrição, o total de vagas ou as vagas remanescentes serão preenchidas por meio de convite, a critério da Unidade de Gestão do Artesanato.

 

8)Caso o número de interessados selecionados não atinja o número de oportunidades oferecidas, ficará a critério da Unidade de Gestão do Artesanato, a seleção de outros artesãos, trabalhadores manuais e produtores associados ao turismo de Brasília, até ser atingido o quantitativo de oportunidades disponibilizado.

 

9)Caso, na data, horário e local de realização do evento, o quantitativo de candidatos presentes não atinja o número mínimo de 60% (sessenta por cento) participantes, o mesmo será cancelado.

 

10)Nos espaços disponibilizados, não há lugar fixo para nenhum artesão, cabendo aos técnicos da Unidade de Gestão do Artesanato juntamente com as curadoras e vitrinistas do Renda-se, a indicação dos espaços a serem ocupados pelos artesãos.