16/08/19 às 11h01 - Atualizado em 26/08/19 às 9h31

Artesãos de Brazlândia recebem carteiras profissionais

Secretária de Turismo participou do evento que também homenageou importantes incentivadores e atores do artesanato na cidade

O trabalho de 52 artesãos de Brazlândia foi reconhecido em uma cerimônia realizada pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) na Administração Regional da cidade, na noite de quinta-feira (15).  O órgão entregou para esses artistas as carteiras dos artesãos que participaram de um mutirão de cadastramento promovido pela Região Administrativa.

Participaram da solenidade de entrega a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, o secretário-executivo da Setur–DF, Estevão Reis, e o administrador de Brazlândia, Jesiel Costa Rosa.

Atualmente, o Distrito Federal conta com aproximadamente 11 mil artesãos, e Brazlândia, até então, possuía 159 profissionais cadastrados. Com a entrega das novas carteiras, o número de artesãos com a carteira pulou para 211, um incremento de 24%. O Artesanato movimenta no Brasil R$ 50 bilhões por ano e sustenta 10 milhões de pessoas.

“Os artesãos são muito importantes para o incremento do Turismo na nossa capital. A arte produzida por esses profissionais permite que nossos turistas e brasilienses levem para casa uma importante lembrança da nossa Brasília”, comentou Vanessa Mendonça.  A secretária ainda destacou que a Setur-DF tem colocado como condição em todos os eventos que apóia que sejam disponibilizados para esses profissionais espaços onde eles possam expor e comercializar seus produtos. “Em cada evento, cobramos um estande para abrigar os trabalhos inovadores e criativos que são produzidos por esses artistas”, frisou.

Durante a cerimônia, também foram homenageadas com o título “Mãos de fada” a mais jovem artesã de Brazlândia, Lorrany Layla dos Reis, 22 anos, a mais idosa artesã da zona urbana, Ambrosina Pereira de Souza, 85 anos, e a mais idosa da área rural, Lindaura Carvalho da Silva, 82 anos. “Esse foi um dos dias mais felizes da minha vida. Nunca pensei que isso fosse acontecer comigo”, falou emocionada a artesã Lindaura, que há 35 anos trabalha com artesanato e que atualmente montou um grupo de 100 mulheres que fazem peças em tecidos e com capim colonião.

Também foram agraciados com título de Amigo do Artesão o Administrador Regional Jesiel Costa Rosa e o gerente de Cultura, Esporte e Lazer da Administração Regional de Brazlândia, Waldeci da Silva Duarte. “Estamos aqui para atender as demandas dos artesãos. A Secretaria de Turismo está dando um respaldo para que as coisas aconteçam. Queremos fazer com que a cidade respire e vivencie o Turismo por meio do artesanato”, comentou o administrador de Brazlândia.