19/04/13 às 19h14 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Artista plástico dinamiza apresentação de Brasília no 24º Centro-oeste Tur

Nivaldo Nunes prestou homenagem a Oscar Niemeyer e recriou fotografia antiga para presentear o público

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) investiu na arte e na cultura para apresentar Brasília aos participantes da 24º Centro-oeste Tur, em Goiânia. Nesta quinta-feira (18), o artista plástico Nivaldo Nunes dividiu o espaço com a equipe do órgão no evento para dinamizar a exposição da Capital Federal na cidade vizinha com a representação de importantes pontos turísticos brasilienses em forma de pintura em tela. O artista fez peças ao vivo e sorteou algumas obras para o público.

Nivaldo faz parte de um instituto de artistas da Região Administrativa de Sobradinho. A viagem para Goiânia foi um convite da Setur-DF, que tem por objetivo divulgar e fortalecer a Produção Associada ao Turismo do distrito Federal. “Foi uma forma de acrescentar elementos artísticos à nossa participação no evento, tão importante para a região, e, ao mesmo tempo, valorizar nossos artistas. Poder ver os nossos pontos turísticos sendo representados por meio da pintura de um morador desperta o público do evento para a proximidade que o brasiliense tem com sua capital. Como nós costumamos dizer, cidade boa para o turista é cidade boa para o cidadão”, lembrou o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio neves.

Sob o olhar do público, o artista reproduziu em tela e óleo uma antiga fotografia de Oscar Niemeyer observado a construção do Congresso Nacional. A pintura foi sorteada entre os participantes do evento. Além das obras de Nivaldo, a Setur-DF expôs ainda o trabalho de Chico Metamorfose, também artista plástico. Os quadros cedidos retratam o Catetinho, Pontão do Lago Sul e a Cachoeira Saia Velha.

A participação do artista Nivaldo Nunes e a apresentação do trabalho de Chico complementou a ação de divulgação do destino Brasília realizada pela Secretaria de Turismo por meio de materiais impressos, vídeos e reuniões estratégicas na cidade. Este ano, a Subsecretaria de Marketing e Eventos também distribuiu material promocional do projeto Brasil Central, que tem por objetivo fomentar a comercialização de roteiros integrados entre Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e DF. Ao todo, a feira reuniu mais de 1.200 agentes de viagens da região.

A Centro-Oeste Tur acontece semestralmente com o objetivo de proporcionar visibilidade aos destinos da região junto a profissionais diversos e ao público final. A programação é sempre realizada de forma alternada entre Brasília e Goiânia. A próxima edição está agendada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na Capital Federal, no dia 29 de agosto de 2013. A previsão é atrair público semelhante para divulgar pacotes turísticos com foco na Copa do Mundo de 2014.