Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/05/19 às 13h37 - Atualizado em 2/06/19 às 13h30

Banda do Corpo de Fuzileiros Navais fará apresentação na Troca da Bandeira no domingo (2)

COMPARTILHAR

O conjunto é conhecido por suas gaitas de fole e pela formação da figura de uma âncora com os músicos

 

 

 

 

Crédito: Marinheiro Wemerson Pereira das Neves – MARINHA DO BRASIL.

 

A apresentação da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais será um das grandes atrações da solenidade de Troca da Bandeira, que ocorrerá no domingo (2), a partir das 9h, na Praça dos Três Poderes.  Conhecida pelas suas gaitas de fole, os membros do grupo fazem evoluções durante as suas apresentações musicais.  A Banda é composta por 96 músicos e já se apresentou na Escócia, no Paraguai, em Paris e em Portugal, além de percorrer diversas cidades do Brasil.

 

A Troca da Bandeira é uma das maiores expressões do turismo cívico do país, e ocorre todo primeiro domingo do mês. A Marinha será a responsável pela solenidade deste fim de semana.  Além da solenidade de Troca e do desfile militar, a Força levará para o público painéis com a história da Marinha e projeção de filmes, maquete do submarino nuclear brasileiro e exposição de veículos e equipamentos militares.

 

De acordo com a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, vários países no mundo, como por exemplo, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e Argentina promovem trocas de bandeira ou de guarda que atraem milhões de turistas. “A nossa capital tem potencial para isso, e temos trabalhado para que essa importante solenidade entre nas agendas dos brasilienses e de turistas. Washington é um exemplo de que quando investimos em segmentos do turismo aquecemos a economia e geramos empregos. A capital norte-americana recebe mais de 20 milhões de turistas por ano e o Turismo é a sua segunda maior indústria”, enfatizou Vanessa Mendonça.

 

As atrações complementares à solenidade fazem parte do programa “Turismo Cívico – Brasília: O Brasil começa aqui”, encabeçado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal. O público que comparecer ainda poderá conferir uma roda de capoeira e ações da Fecomércio, como por exemplo, apresentações de palhaços, atividades de desenho e pintura, brinquedos infláveis, cama elástica, mini golfe e mini tênis. Ainda estarão disponíveis foodtrucks e ônibus da TCB para rotas turísticas gratuitas na Esplanada.

 

O batuque sustentável do grupo brasiliense Patubatê será uma das outras atrações que poderão ser conferidas. A agremiação surgiu em 1999 e tem influências dos trabalhos dos norte-americanos Stomp e Blue Man Group e Hermeto Pascoal. O Patubatê já levou seus shows performáticos a todos os estados do Brasil e países como Estados Unidos, Portugal, Espanha, Polônia e do continente africano.

 

Quem quiser se aprofundar mais sobre a história e os atrativos da capital federal poderá contar com o apoio de um guia turístico cadastrado no Cadastur. A Setur ainda irá levar ao local estudantes da rede pública do DF e da gaurda-mirim com apoio da Secretaria de Educação. “Essa ação visa reavivar nas nossas crianças o sentimento de pertencimento dessa cidade que é a jóia do nosso país e que deve ser conhecida e amada por brasilienses e turistas”, enfatizou a secretária de Turismo.

 

Troca da Bandeira – A Troca da Bandeira é feita todo primeiro domingo do mês. Cada mês, uma força ou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é responsável pelo evento. O monumento do Mastro da Bandeira consta no Guiness Book como maior bandeira hasteada do mundo. Com 100 metros de altura, a bandeira da Praça dos Três Poderes tem 20 metros de largura por 14 metros de altura e chega a pesar 40 quilos.

 

Veja a programação completa:

9h: início das exposições da Marinha:

– Painéis com a história da Marinha do Brasil e projeção de filmes em telões;

– Projetos Estratégicos da Marinha (maquete do submarino nuclear brasileiro);

– Uniformes, equipamentos e veículos do Corpo de Fuzileiros Navais.

9h25: entrada da tropa

9h40: início das recepções das autoridades

10h: chegada do Comandante da Marinha

10h05: início da cerimônia de substituição da Bandeira

– Canto do Hino Nacional;

– Salva de 21 tiros;

– Canto do Hino à Bandeira entoado pelos cantores líricos da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais. 1

10h15: término da substituição / desfile da tropa

10h20: apresentação coreográfica da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais

A partir das 10h40:

– Percussão com Patubatê

– Roda de Capoeira

– Presença de crianças da Secretaria de Educação e Guarda-Mirim

– Ônibus da TCB para rotas turísticas na Esplanada

– Guias de Turismo

– Foodtrucks

– Atrativos Fecomércio/Sesc/Senac: Atividades de pintura e desenho; Camas elásticas; Ações de educação em saúde bucal e médica; Pintura de rosto; Distribuição de pipoca; BiblioSesc; Minigolfe.

.