Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/02/13 às 19h42 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Blocos de rua fazem a alegria dos brasilienses

COMPARTILHAR

Asé Dudu, Galinho de Brasília, Pacotão e muito mais no carnaval da cidade

Fantasia criativa, sapato confortável e muita água para aliviar o calor foram as únicas peças inseparáveis dos foliões de Brasília no feriado. Um mar de pessoas de todas as regiões se reuniram nos últimos quatro dias para festejar o carnaval mais democrático do país. No comando, os tradicionais blocos de rua do Distrito Federal asseguraram a diversão do público.

O Galinho de Brasília, representante assíduo do frevo pernambucano no DF, abriu a temporada de trios na cidade, no dia 9 de fevereiro. Este ano, o bloco veio com uma homenagem muito especial. Toda a diretoria se vestiu de monumentos de Brasília como uma lembrança ao mestre Oscar Niemeyer. Com algumas décadas de tradição, o bloco arrastou mais 20 mil pessoas pelo Plano Piloto nos dois dias de apresentação.

No mesmo dia, o Mãmae Taguá reuniu mais de três mil pessoas na Praça do DI. Com a proposta de retomar as brincadeiras de infância, o bloco realiza os concursos de dança e fantasias, além de disponibilizar brinquedos infláveis para os pequenos.  

O Asé Dudu e Menino da Ceilândia também arrastaram um grande público em Taguatinga e Ceilândia, com destino ao Granfolia, enquanto o Plano Piloto se coloria ao som e irreverência do Pacotão. A criançada acompanhou toda a folia no Baratinha, no parque Ana Lídia.

A despedida do carnaval contou ainda com o axé, o samba e a batucada do Baratona e Raparigueiros, além das bandas locais. Todos os ritmos animaram mais de 10 mil pessoas no último dia de encontros no Granfolia.