Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/12/13 às 18h30 - Atualizado em 6/12/13 às 20h07

Brasília conhece seleções que receberá na primeira fase da Copa

COMPARTILHAR

Brasil, Portugal, Camarões, Colômbia, Costa do Marfim, Suíça, Equador e Gana jogarão na capital do país

(Costa do Sauípe – BA) – Autoridades do Brasil e dos 32 países classificados e personalidades do esporte acompanharam, na tarde desta sexta-feira (6), a definição das chaves e dos embates dos 48 jogos da primeira fase da Copa do Mundo FIFA 2014. Além das seleções, os representantes das cidades-sede também estavam ansiosos para saber quais países iriam receber para jogar em seus estádios.

Na 20ª edição do mundial de futebol Brasília já tem a presença confirmada de Brasil, Portugal, Camarões, Colômbia, Costa do Marfim, Suíça, Equador e Gana. Entre os 1,5 mil convidados, estiveram presentes, o governador Agnelo Queiroz, o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves e o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Claudio Monteiro.

“Agora vamos intensificar a promoção da nossa cidade nesses países e conquistar os torcedores. Vamos receber países que a população é apaixonada por futebol e fiel às suas seleções. Acreditamos que eles virão à Brasília e queremos que eles regressem aos seus países apaixonados pela capital federal”, disse o secretário de turismo do DF, Luis Otavio Neves.

O sorteio das chaves, chamado pela FIFA de “Final Draw”, aconteceu em Costa do Sauípe, na Bahia. Oito campeões mundiais acompanharam o secretário-geral da federação, Jérôme Valcke e a modelo e atriz brasileira Fernanda Lima na montagem dos grupos.

Antes de começar o evento que contou com apresentações de Alcione, Alexandre Pires, Vanessa da Mata, Emicida, Olodum e Margareth Meneses, a presidente Dilma Rousseff e o presidente da FIFA Joseph Blatter pediram um minuto de silêncio em homenagem a Nelson Mandela, presidente da África do Sul, que faleceu no dia anterior ao evento. Em seguida as duas autoridades falaram sobre as expectativas para o maior evento esportivo do mundo.

“A copa no Brasil tem um significado especial porque nesse país o futebol está em casa, o futebol está no coração de cada um e de todos os brasileiros. Essa será a copa das copas. Uma copa para ninguém esquecer. Pela primeira vez, vão estar reunidas todas as seleções campeãs e times de todos os continentes”, disse Dilma que não escondeu a vontade do país-sede ganhar a taça do futebol.

“Hoje nos temos uma seleção forte cheia de novos craques, o Felipão como técnico, que é um grande campeão e que tem como auxiliar outro campeão, o Parreira. Eu tenho razão para estar, como torcedora, muito otimista”, disse a presidenta.

Joseph Blatter destacou a felicidade de realizar o mundial de 2014 no país do futebol. “No próximo ano vai fazer 64 anos que o Brasil realizou a copa e nesse meio tempo o Brasil ganhou cinco copas. Era necessário e bom voltar. Vamos dar ao futebol o real valor que ele merece. Veremos o futebol conectando pessoas.” Blatter.

A Copa do Mundo FIFA 2014 acontecerá entre os dias 12 de junho e 13 de julho.Brasília também sediará jogos da segunda fase, das quartas de finais e da semi-final, podendo receber outras seleções além das já definidas pelo sorteio das chaves.

Confira os jogos previstos na primeira fase no Mané Garrincha Brasília

15/06/2014 – 13h Suiça x Equador

19/06/2014 – 13h Colômbia x Costa do Marfim

23/06/2014 – 17h Brasil x Camarões

26/06/2014 – 13h Portugal x Gana

Conheça as chaves da Copa do Mundo do Brasil  FIFA 2014

A B C D F G H
A1 Brasil B1 Espanha C1 Colômbia D1 Uruguai E1 Suiça F1 Argentina G1 Alemanha H1 Bélgica
A2 Croácia B2 Holanda  C2 Grécia D2 Costa Rica E2 Equador F2 Bósnia-Herzegovina G2 Portugal H2 Argélia
A3México B3 Chile C3 Costa do Marfim D3 Inglaterra E3 França F3 Irã G3 Gana H3 Rússia
A4Camarões B4Austrália C4 Japão D4 Itália E4 Honduras F4 Nigéria G4 USA H4 Coreia do Sul