Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/10/13 às 18h32 - Atualizado em 31/10/13 às 12h56

Brasília é destaque em revista internacional

COMPARTILHAR

Na edição especial da revista alemã Das Erbe Unserer, ligada ao canal National Geographic, a Capital Federal é tema de matéria sobre arquitetura

Pontos turísticos de Brasília são destaque em revista alemã “Das Erbe Unserer Welt”, em tradução livre “A herança do nosso mundo”, especial bianual, publicado em maio e novembro ligada à National Geographic. A edição retrata os projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer por todo o Brasil, principalmente na Capital Federal, e a ideia de Juscelino Kubitscheck sobre a trazer para o centro-oeste a nova capital.

São retratados no periódico como exemplos da obra de Niemeyer, a Catedral Metropolitana, o Museu Nacional Honestino Guimarães, em Brasília. E demais obras do arquiteto em outras capitais, tais como o Museu de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro e o auditório do Parque Ibirapuera em São Paulo.

De acordo com o secretário-geral da Organização das Nações Unidades da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifa, nas páginas desta edição, o leitor poderá encontrar “o desafio das convenções do pensamento linear – a arquitetura do fluxo livre de Oscar Niemeyer”, que se baseou “nas curvas que compõe o universo, e o universo curvo de Einstein”.

Para Rifai, “o arquiteto transformou a capital de Brasília e outras cidades ao redor do mundo com a sua oposição e ousadia de formas não-convencionais no projeto.”O que mostra o potencial de Brasília em conquistar o público internacional.

Brasília, patrimônio cultural da humanidade

A edição específica apresenta pontos tombados como Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidades para Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) por todo o mundo.

Brasília possui a maior área urbana tombada com 112, 25 km². O arquiteto Oscar Niemeyer, faleceu no dia 5 maio de 2012, e deixou um grande legado para a cultura brasileira e mundial. Acesse a edição digital da revista