11/06/18 às 16h52 - Atualizado em 11/06/18 às 17h14

Brasília participa do Encontro Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco

Brasília participa do Encontro Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco e do Fórum de Prefeitos,  que ocorre nas cidades de Cracóvia e Katowice, na Polônia, de 11 a 15 de junho. Desde a entrada para a Rede de Cidades Criativas, na categoria design, a capital federal cumpre uma série de compromissos com outros integrantes da rede, assim como desenvolve ações locais, com a proposta de disseminar o trabalho dos profissionais da área.

Desde 2004, o evento mais importante de destinos criativos do mundo trabalha para fortalecer a cooperação entre 180 cidades de 72 países, que atuam em prol do desenvolvimento econômico sustentável. Serão abordadas questões como a promoção da coesão social, o diálogo intercultural e o reconhecimento da diversidade cultural em nossas cidades; o impacto da era digital na forma de trabalhar, produzir e interagir; e como a riqueza criativa dos pequenos centros urbanos será alavancada para o desenvolvimento das cidades.

Formada por profissionais dos setores criativos e culturais, assim como representantes governamentais das cidades membros, a 12ª edição do Encontro vai abordar o tema “Encruzilhadas Criativas”. A programação oferta ampla série de atividades essenciais para a construção de uma rede mais consistente para os próximos anos. São elas sessões plenárias e de integração, encontros das sub-redes e workshops temáticos transversais.

“É a oportunidade ideal para trocar experiências e compartilhar informações com outros destinos do mundo, que utilizam a criatividade como o impulsionador para novas políticas públicas e desenvolvimento econômico. Vamos falar sobre projetos que transformaram a nossa cidade, como a desativação do segundo maior depósito e lixo a céu aberto do mundo”, destaca o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Jaime Recena.

Agenda Política

Na ocasião, o Governo de Brasília representado pela Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, participa do Fórum de Prefeitos, que reúne líderes globais para compartilharem experiências sobre a integração da Agenda 2030, para o desenvolvimento sustentável nas políticas e planos locais. Serão destacadas as ações desenvolvidas na atual gestão em conformidade aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ainda na programação do Fórum de Prefeitos, serão discutidas pautas sob o tema “Liderança pela Criatividade”, além de sessões de recepção e integração dos prefeitos e representantes institucionais presentes, por meio de mesas redondas, para a exposição das ações das cidades participantes.