Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/10/13 às 17h29 - Atualizado em 7/10/13 às 21h51

Brasília recebe exposição sobre a Serra da Capivara

COMPARTILHAR

Patrimônio Mundial tombado pela Unesco é tema de Exposição e Ciclo de debates na Capital Federal

O Espaço Israel Pinheiro localizado na Praça dos Três Poderes é palco, até o dia 15 de dezembro, deste ano, da Exposição Serra da Capivara: os brasileiros com mais de 50 mil anos. A exposição retrata um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo, tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)

Apresentado às riquezas naturais, históricas e culturais da região da Serra, a mostra traz à Capital Federal 50 peças arqueológicas e paleontológicas do Museu do Homem Americano. Esta que é exposta na Fundação de mesmo nome, se encontra no Piauí, e resgata a história do Homem de 100 mil anos atrás até o povoamento das Américas.

Além da mostra que é gratuita, até o fim do ano, entre 18h30 às 20h30 ocorrem ciclos de conferências que abordará temas como arqueologia, gestão de áreas protegidas e do patrimônio cultural,integração produtiva e turismo na região do Piauí.O evento é uma parceria entre a Fundação do Homem Americano (Fundahan), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) . Confira a programação

O Parque é uma unidade de conservação de proteção integral e ocupa uma área de 129 mil hectares, entre os municípios piauienses de Brejo do Piauí, Coronel José Dias, João Costa e São Raimundo Nonato. A paisagem atual é formada por planaltos, serras e planícies. Com seus desenhos pré-históricos e 737 sítios arqueológicos catalogados possui entre os objetos encontrados esqueletos humanos, pinturas rupestres e 30 mil figuras sobre o cotidiano de um passado de nove mil anos.

Espaço Israel Pinheiro

Com área de 1.100 m², o Espaço Israel Pinheiro tem em sua estrutura às linhas arrojadas de Oscar Niemeyer e se integra com o verde do Bosque da Constituinte e as edificações da Praça dos Três Poderes.

Na entrada do Espaço Israel Pinheiro há um mural interativo sobre a questão do desenvolvimento sustentável (67 m²). Os visitantes podem acompanhar um painel que mostra em tempo real a ocorrência na internet ligada a um conjunto de palavras ligadas à sustentabilidade e também um desenho em forma de árvore e esferas com a predominância do tema nas redes em língua portuguesa e inglês. Israel Pinheiro foi o primeiro administrador de Brasília e também foi um dos engenheiros responsáveis pela construção da nova capital.

Serviço

Exposições e Ciclo de Conferências Serra da Capivara: os brasileiros com mais de 50 mil anos

Praça dos Três Poderes, em Brasília

2 de outubro a 15 de dezembro

Entrada franca

Com informações do site Espaço Israel Pinheiro