Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/07/19 às 15h36 - Atualizado em 10/07/19 às 15h38

Brasília terá Turismo Náutico inclusivo

COMPARTILHAR

 

Secretaria de Turismo do Distrito Federal e Federação Brasiliense de Vela Adaptada de Brasília farão parceria para atender turistas com deficiência

 

 

 

 

Turistas com deficiência poderão experimentar o Lago Paranoá em barcos a vela adaptados. A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) e a Federação Brasiliense de Vela Adaptada (FBVA) irão trabalhar juntas para oferecer aos visitantes cadeirantes, cegos, autistas ou com síndrome de down passeios gratuitos em barcos a vela adaptados.

 

Há cerca de 10 anos, a FBVA realiza trabalhos com paratletas, pessoas com deficiência e pacientes da Rede Sarah, por exemplo, por meio do Projeto Vela para Todos. A ideia é que as 40 embarcações que foram doadas pelo governo australiano realizem com regularidade passeios turísticos para esse público.

 

 “O nosso Lago Paranoá é uma das mais belas atrações que temos em Brasília e um dos nossos principais pontos turísticos. Esse trabalho com a Federação irá permitir que turistas com deficiência consigam explorar as belezas e as sensações que a nossa capital oferece”, afirmou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.  De acordo com ela, investir no Turismo Náutico tem sido uma das principais bandeiras da Setur e a inclusão é um dos temas que permeiam todas as ações da pasta.

 

“Trabalhamos para ver o Lago Paranoá sendo utilizado de uma forma democrática. Ajudar atletas e governos a promover um Turismo Náutico inclusivo é uma excelente forma de estarmos mais próximos dos nossos turistas com deficiência”, comentou o presidente da Federação Brasiliense de Vela Adaptada, Mauro Osório. Ele ainda frisou que 23% da população brasileira tem alguma deficiência.