1/09/19 às 17h42 - Atualizado em 1/09/19 às 17h42

Brasilienses e turistas prestigiam Troca da Bandeira

Secretaria de Turismo promoveu mais uma edição do programa de Turismo Cívico

Brasília 01.09.2019//Cerimônia de troca da bandeira na Praça dos Três Poderes.Foto Luís Tajes/Setur-DF

A Praça dos Três Poderes foi palco para mais uma edição do programa “Manhã Cívica – Brasília: O Brasil começa aqui”, realizado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF)  em todas as solenidades de Troca da Bandeira. Quem compareceu, pôde se emocionar com a solenidade de hasteamento da Bandeira e se divertir com as apresentações de música a atrações destinadas para todas as idades.

O programa, lançado no início desse ano, alia diversas atrações turísticas à cerimônia militar de hasteamento da Bandeira. O trabalho, feito em parceria com as Forças Armadas e entidades públicas e privadas, tem atraído cada vez mais pessoas para o evento.  “O Turismo Cívico tem uma grande capacidade de unir as pessoas. Com essa ação, estamos mostrando para o Brasil e para o mundo a grandiosidade e beleza que temos e que Brasília é muito mais do que as pessoas pensam”, afirmou a secretaria de Turismo, Vanessa Mendonça.

Brasília 01.09.2019//Cerimônia de troca da bandeira na Praça dos Três Poderes.Na imagem o Comandante da Mrinha do Brasil, , Ilques Barbosa Junior.Foto Luís Tajes/Setur-DF

A Marinha foi a responsável pela solenidade militar e levou ao público exposições de equipamentos e a Banda do Corpo de Fuzileiros Navais, conhecida pelas suas gaitas de fole, os membros do grupo de 96 músicos fizeram evoluções durante a sua apresentação. “Esse evento transmite um sentimento cívico muito forte. Além de contribuir para o Turismo e para a geração de empregos, essa ação transmite os valores da nação”, comentou o comandante da Marinha, almirante Ilques, que ainda afirmou que continuará trabalhando para aumentar o significado do evento.

A médica Viviane Cunha, que foi algumas vezes na solenidade quando era criança, levou seus filhos e o marido pela primeira vez. “Quando eu vinha não tinha quase ninguém. Era só o desfile militar, os tiros e o hasteamento. Hoje senti uma outra emoção e tenho certeza que trarei amigos e os parentes que moram fora para prestigiar”, comentou.

Brasília 01.09.2019//Cerimônia de troca da bandeira na Praça dos Três Poderes. Na imagem a Dep. Fed. Bia Kicis, a embaixadora das Philipinas, Marichu B. Mauro, a secretária de turismo do DF, Vanessa Mendonça e o Pres. da Fecomércio DF, Francisco Maia.Foto Luís Tajes/Setur-DF

O presidente da Fecomércio, Francisco Maia, ressaltou que a ação da Secretaria de Turismo e parceiros está provocando emoção inclusive entre as forças armadas. “Isso significa que o trabalho que estamos fazendo está surtindo efeito. Antes era um evento só das Forças Armadas. A tendência é que, em pouco tempo, esse seja um dos grandes eventos da cidade”, pontuou.

“Todo primeiro domingo do mês estamos com a Secretaria de Turismo e é muito importante pra nós promover ações de lazer, ações educativas e de saúde para comerciários e dependentes. Dessa forma, agregamos valor a esse dia que já faz parte do calendário cívico do DF ”, afirmou o diretor regional do Sesc-DF, Marco Túlio Chaparro.

O Sesc, a Fecomércio, a TCB,  a Caesb, o Sindicato de Guias de Turismo do DF e o sistema Viibra (Visitação Institucional Integrada em Brasília), grupo formado por órgãos públicos que abrem as portas para visitas turísticas em suas sedes, são parceiros do programa que além de atrair mais turistas, atrai cada vez mais entidades que querem apoiar o programa. “Estou encantada. Vou conversar com os hoteleiros para a gente também contribuir e estar presente de uma forma mais concreta”, exclamou a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do DF (Abih-DF), Adriana Pinto.

Brasília 01.09.2019//Cerimônia de troca da bandeira na Praça dos Três Poderes. Na imagem o Comandante da Marinha do Brasil, Ilques Barbosa Junior, a secretária de turismo do DF, Vanessa Mendonça e o Comandante Roberto,da guarda mirim do DF.Foto Luís Tajes/Setur-DF

Brasília 01.09.2019//Cerimônia de troca da bandeira na Praça dos Três Poderes. Na imagem a secretária de turismo do DF, Vanessa Mendonça com a Pres. da ABIH-DF, Adriana Pinto.Foto Luís Tajes/Setur-DF

Brasília 01.09.2019//Cerimônia de troca da bandeira na Praça dos Três Poderes. Na imagem a secretária de turismo do DF, Vanessa Mendonça, o Brig. Dang e o Pres. da TCB,Chancerley Santana,Foto Luís Tajes/Setur-DF