Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/11/13 às 19h25 - Atualizado em 21/11/13 às 12h38

Qualificação: Chegou a hora de opinar!

COMPARTILHAR

Com o objetivo de melhor atender à população nas ofertas de cursos pelo Pronatec Copa, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal quer saber a opinião dos brasilienses sobre os interesses de qualificação para 2014

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) realiza pesquisa, para saber os cursos que os brasilienses desejam fazer em 2014 pelo programa Pronatec na modalidade Copa no Instituto Federal de Brasília e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF). O objetivo é que, a parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e o da Educação (MEC), consiga atingir ao maior número possível de pessoas nos cursos e qualificação de acordo com a necessidade do público.

Para participar da pesquisa e consequentemente do cadastro reserva para 2014, o interessado deve ter acima de 18 anos, enviar email para setur.pronatec@gmail.com, com o nome do curso que deseja, nome completo, local de interesse do curso. Mais informações, pelos telefones 3214 2797/ 3214 2775/ 3214 2764/ 3214 2760.

O secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves, enfatiza a importância das pessoas manifestarem a opinião sobre os cursos. “É importante que os interessados apresentem sua expectativa de qualificação para 2014 para que os órgãos consigam atender a demanda dentre as 21 opções que poderão ser ofertadas”, explica.

Ele reforça que com a proximidade dos grandes eventos para a capital, a capacitação profissional é pilar fundamental para bem receber os turistas. “Receberemos cerca de 600 mil turistas, sendo 200 mil estrangeiros e 400 mil de outros estados. Para os profissionais que almejam trabalhar no Turismo é fundamental o aperfeiçoamento profissional. É uma oportunidade poder indicar o que precisa, até mesmo para orientar as instituições ofertantes ao que concerne número de vagas e locais”, apontou.
 
Pronatec

O cadastro reserva continuará ativo, e  o cadastramento não garante vaga no curso. Para participar, é necessário a pré-inscrição e confirmação desta matrícula na escola ofertante de acordo com a quantidade de vagas disponíveis. Poderão participar do Programa qualquer pessoa maior de 18 anos, residente no Distrito Federal e que atenda os requisitos de escolaridade. Neste ano, por meio da Setur-DF foram pré-matriculados 1.129 inscritos no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional (Sistec).

O Programa tem como objetivos expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para alunos brasileiros. O PRONATEC TURISMO criado pelo Ministério do Turismo possui uma meta geral que é oferecer 240 (duzentos e quarenta mil) vagas até 2014. O Pronatec Turismo possui três modalidades: PRONATEC COPA na EMPRESA, PRONATEC COPA e PRONATEC COPA SOCIAL.

Veja os cursos que poderão ser ofertados em Brasília em 2014 pelo Pronatec Copa

Agente de informações turísticas

Atendente de lanchonete

Auxiliar de cozinha

Barista

Bartender

Camareira em meios de hospedagem

Cerimonialista e mestre de cerimônias

Churrasqueiro

Copeiro

Cozinheiro

Cozinheiro industrial

Garçom

Mensageiro em meios de hospedagem

Organizador de eventos

Pizzaiolo

Recepcionista em meios de hospedagem

Recepcionista de eventos

Salgadeiro

Sommelier

Sushiman

Condutor de turismo de aventura