Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/02/13 às 16h55 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Começa a terceira turma do Pronatec Na Empresa

COMPARTILHAR

Iniciativa capacita profissionais do Turismo em idioma estrangeiro

Vinte novos profissionais que atenderão diretamente o turista que virá para Brasília durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo começaram, ontem (4), uma turma de capacitação pelo Pronatec Na Empresa. É o segundo grupo formado por camareiras, cozinheiros, garçons, recepcionistas, maitres e mensageiros do Hotel Naoum Plaza. Serão 200 horas/aulas de “Inglês Aplicado ao Turismo” na intenção de receber, com qualidade, visitantes de qualquer parte do mundo.

O projeto é uma iniciativa do Ministério do Turismo e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que foi aderido pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) no intuito de fornecer ferramenta de desenvolvimento dos profissionais e das empresas que atuam no setor.

“O diferencial do Naoum Plaza é atendimento e isso é possível somente através de colaboradores motivados e capacitados. Então a adesão ao programa Pronatec Copa Na Empresa se deu pela necessidade de ter nossos colaboradores capacitados para atender com a qualidade turistas estrangeiros. A demanda foi grande e por esse motivo foi necessário a abertura de uma segunda turma, além da aulas eles praticam a língua entre eles mesmos no local de trabalho com os colegas que já falam inglês e os que estão fazendo o curso”, explicou a gerente de Recursos Humanos, Renata Guedes. Além da turma do hotel, um grupo de trabalhadores do segmento de turismo rural também já realizou a qualificação em inglês.

A proposta é que a formação dos profissionais envolvidos ocorra no próprio local de trabalho, em turno contrário ao expediente dos funcionários. A adesão é feita pelo responsável pela empresa mediante solicitação no sindicato da categoria. As turmas devem conter, pelo menos, 25 pessoas.

A Copa das Confederações e a Copa do Mundo trarão muitas oportunidades para a população do Distrito Federal e a qualificação profissional será um dos legados que esses grandes eventos vão deixar para todas as cidades sedes. A Secretaria de Turismo do Distrito Federal tem se empenhado ao máximo para qualificar profissionais que atuarão na recepção dos turistas. Eentre eles, estão os colaboradores dos Centros de Atendimento ao Turista, os policiais militares do Batalhão Turístico em parceria com a PMDF, bombeiros e Polícia Civil e Militar por meio do convênio com o Mtur.