Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/09/13 às 15h11 - Atualizado em 11/10/17 às 16h45

Comissão de Turismo e Desporto fez ato do Dia Internacional do Turismo

COMPARTILHAR

Secretário de Turismo do DF, vice-presidente do Fornatur, representou dirigentes do Setor

No dia 27 de setembro se comemora do Dia Internacional do Turismo. Para celebrar a data a Comissão de Turismo e Desporto (CTD) realizou, nesta quarta-feira (25) uma sessão comemorativa com o tema “Turismo e Água: Proteger nosso futuro comum”.

Na abertura da sessão o presidente da CTD, Valadares Filho, disse que o turismo “vive um momento de oportunidades” com a realização de investimentos públicos e privados e a ampliação do diálogo entre governo e parlamento. Por isso considera de fundamental importância fazer um debate para que a atividade turística cresça de forma sustentável.

O secretário de Turismo do DF, Luís Otávio Neves, participou do ato como vice-presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Em sua fala ele lembrou da importância que o recurso água tem para o desenvolvimento da atividade econômica do turismo, pois em todas as suas manifestações a água se torna um atrativo por si só, e reforçou a importância dos dirigentes para o uso sustentável do recurso natural.

“Acredito que todos nós envolvidos com essa importante atividade econômica que é o turismo temos a obrigação de estimular a prática da atividade de maneira sustentável. A água é um elemento que está muito ligado aos motivos que atraem os turistas para os destinos brasileiros. Seja o mar, sejam os grandes rios, as cachoeiras e nossos lagos. O contato com esse bem precioso é um valor agregado imensurável”, destacou.

Neves também reforçou a candidatura de Brasília como sede do Fórum Mundial da Água, marcado para 2018. “Temos o apoio do governo federal e distrital para trazer o mesmo, que além de fomentar uma vocação natural de Brasília para realizar grandes eventos, colocará o Brasil em destaque no debate sobre o futuro da água no mundo”, ressaltou.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, que também participou da sessão comemorativa fez um balanço das atividades do MTur e dos avanços alcançados pelo setor nos últimos anos. Ele destacou a posição do Brasil de sexta economia de turismo do mundo, com participação de 3,7% no PIB nacional e geração de 3 milhões de postos de trabalho no país.

“De 2003 a 2012 triplicamos a participação do turismo no PIB nacional e temos a convicção de que o setor será protagonista de importante papel na economia brasileira”, disse o ministro para uma plateia composta de parlamentares, representantes de entidades do setor, secretários de Turismo e dirigentes do MTur.

O presidente da Embratur, Flávio Dino defendeu a utilização do Congresso como fórum para debates sobre os gargalos enfrentados pelo setor. Citou como exemplo, o setor aéreo que, segundo ele vive uma realidade de aumentos de preços e redução de oferta.