Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/04/19 às 9h30 - Atualizado em 8/04/19 às 9h30

Concurso de redação premia crianças de escolas de gestão compartilhada

COMPARTILHAR

 

 

Ação promovida pelas secretarias de Turismo e Educação visa aproximar crianças do Turismo Cívico

 

 

Mais de 1,3 mil estudantes de quatro escolas de gestão compartilhada participaram do  concurso de redação promovido pelas secretarias de Educação e Turismo. Com o tema  “Brasília no Coração: símbolo da força de um país”, os autores das 12 melhores redações foram premiados, nesse domingo (7), durante a solenidade da Troca da Bandeira. A ação marcou o início das comemorações dos 59 anos de Brasília e o lançamento do programa “Turismo Cívico: Primeira manhã cívica – Brasília: O Brasil começa aqui”.

 

Todos os premiados receberam um certificado e os primeiros colocados um troféu. O certame contou com adesão das unidades educacionais de Sobradinho, Recanto das Emas, Estrutural e Ceilândia, que desde o início do ano estão sob a gestão compartilhada. Em ônibus disponibilizados pela TCB, além dos vencedores, alunos das instituições puderam participar da solenidade. Muitos deles, conheceram a Esplanada pela primeira vez. Os estudantes receberam as honrarias do vice-governado do Distrito Federal, Paco Britto, da secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, do secretário adjunto de Educação, Mauro Oliveira, da comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Sheila Sampaio, e do deputado Distrital Rodrigo Delmasso (PRB).

 

A estudante Ana Beatriz Xavier do Centro Educacional 3 de Sobradinho tem 17 anos, está no 3 º do Ensino Médio e sonha em ser designer. Com o título “O Sonho Concretizado”, a aluna foi a primeira colocada entre as redações da sua instituição. “Tenho uma paixão muito grande pela minha cidade. Contei no meu texto a história do sonho de uma cidade que ainda é uma criança”, afirmou a adolescente.

 

Já Mateus Jesus, 11 anos, primeiro colocado do Centro Educacional 01 da Estrutural, disse que estudou profundamente a história de Brasília e dos símbolos nacionais para redigir o texto. “Passei para o papel tudo o que tinha estudado. Foi muito legal participar de um concurso de redação pela primeira vez”, afirmou o estudante do 6 º ano.

 

A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, destacou que essa iniciativa pretende gerar um sentimento de pertencimento da Capital Federal entre estudantes que muitas vezes conhecem Brasília apenas pela televisão. “Nossas crianças precisam conhecer a cidade maravilhosa que temos. O Brasil começa aqui. Essa é mais uma das formas que temos de incentivar o Turismo Cívico nas famílias que fazem da nossa capital essa cidade maravilhosa”, destacou Vanessa Mendonça.

 

O secretário Adjunto da Secretaria de Educação, Mauro Oliveira, falou que vê com muito orgulho a parceria entre as secretarias de Turismo e de Educação pela promoção do Turismo Cívico entre as crianças da cidade. “Muitas dessas crianças estão tendo a primeira oportunidade de conhecer a cidade que moram. É muito bom proporcionar isso e despertar nos nossos estudantes os sentimentos de patriotismo e civismo”, enfatizou o secretário adjunto.