Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/04/13 às 20h33 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

CONDETUR aprova proposta de programa de hospedagem alternativa

COMPARTILHAR

Programa prevê a  normatização da locação de quartos em residênciais para turistas.

O Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal (Condetur-DF), realizou nesta quarta-feira (17) sua 28ª reunião. Durante o encontro os conselheiros conheceram a proposta da secretaria, desenvolvida em parceria com entidades do trade, para lançar em Brasília o sistema de hospedagem alternativa no qual as pessoas possam oferecer quartos de suas residências.

A ideia do projeto é disciplinar, seguindo as diretrizes do Ministério do Turismo, o já conhecido cama e café. A modalidade prevê a locação de no máximo 3 unidades habitacionais de uma casa em que o proprietário resida e receba o visitante, incluindo inclusive o serviço de café da manhã (não restaurante) e serviço de limpeza.

“É um tipo de hospedagem na qual o turista escolhe por conviver com a informalidade e ficar imerso na cultura local, convivendo com os costumes de uma casa, fazendo um intercambio com os moradores e tendo uma recepção personalizada”, explica a subsecretária de Turismo do DF, Ariadne Bittencourt.

Os conselheiros aprovaram a proposta com algumas considerações. Agora os ajustes apontados serão realizados e em breve o projeto será oficialmente lançado.

Fomento e Eventos Estratégicos

Além de apresentar o novo sistema de hospedagem alternativa a Setur-DF apresentou também as ações que estão sendo feitas pela Subsecretaria de Fomentos e Eventos Estratégicos. Flávia Malkine, subsecretária da área, mostrou dados sobre eventos e a movimentação econômica gerada por eles.

Em sua fala Malkine propôs aos representantes do trade que seja feita uma força tarefa do poder público e privado para juntos buscarem cada vez mais eventos para a cidade, fortalecendo cada vez mais o segmento e gerando desenvolvimento econômico para o DF.