Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/07/20 às 19h08 - Atualizado em 10/07/20 às 19h08

Daniel Mangabeira revelou curiosidades sobre Athos e a Arquitetura Moderna durante bate-papo com a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça

COMPARTILHAR

A Live faz parte do quadro “Papo de Bulcão” que acontece todas as quintas-feiras, às 20h, nas redes sociais da Setur-DF

 

 

 

Dando continuidade ao projeto Julho em Quatro Athos em homenagem ao mês de aniversário de nascimento (2) e morte (31) de Athos Bulcão, a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, recebeu o arquiteto e urbanista, Daniel Mangabeira, para uma conversa descontraída e cheia de curiosidades sobre as obras desse grandioso artista que coloriu a capital do Brasil.

 

Durante o bate-papo, Vanessa Mendonça reafirmou seu amor por Brasília e ressaltou a importância de Athos como um artista que aproximou as pessoas da arte. “Quando pensamos em Brasília, lembramos desse céu maravilhoso, dessa arquitetura fantástica e da arte que está ao alcance de todos, graças a esse grande artista que com suas obras ressignificou todos os espaços da nossa capital.” A secretária reforçou ainda a necessidade de termos um novo olhar do turismo para nossa cidade. “Brasília é uma cidade única no mundo, patrimônio cultural da humanidade, somos cidade parque, temos uma integração muito grande com a natureza, temos o maior lago urbano, temos muito mais a oferecer do que as pessoas imaginam”, concluiu.

 

Para Daniel, a relação simbiótica entre o artista e o arquiteto se mostra muito evidente na obra de Athos, que além de ser muito versátil também se mostrava um profissional extremamente generoso. “Athos foi uma iniciação dessa relação da produção de um artista com um arquiteto, numa relação de simbiose onde quase não conseguimos discernir o que é o trabalho do arquiteto e o que é o trabalho do artista. Ele conseguiu socializar a arte de uma maneira muito bonita e foi bastante generoso no sentido de fazer com que a arte se expressasse através do espaço. Temos que nos orgulhar de ter um artista assim na nossa cidade”, afirmou Mangabeira.

 

Além das entrevistas especiais, também fazem parte da programação do projeto roteiros ciclísticos autoguiados e passeios virtuais, como o que acontecerá amanhã, às 10h, na 107 norte, uma superquadra que tem alguns blocos bem diferentes mas que escondem verdadeiras obras de arte em seu interior. A visita será conduzida pelo guia de turismo, Lúcio Montiel, que irá apresentar as curiosidades e os trabalhos do nosso artista homenageado do mês, Athos Bulcão.

 

Confira: todos os sábados, às 10h, no Instagram da Setur.