Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/09/13 às 18h45 - Atualizado em 11/10/17 às 16h45

Em busca dos turistas colombianos

COMPARTILHAR

Bogotá é a primeira cidade a receber o novo formato do Goal to Brasil que tem encontros de negócios como uma das novidades

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) participa nesta quarta-feira (11) da primeira edição da nova etapa do Goal To Brasil, evento promovido pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em Bogotá na Colômbia.

Representando o destino Brasília a subsecretária de marketing e eventos, Janaina Vieira, e a subsecretária de políticas de turismo, Ariadne Bittencourt, se reuniram com 10 operadoras do mercado colombiano. Neste novo formato do Goal to Brasil, ocorre um encontro de negócios com grandes operadores da Colombia. Após a rodada de negócios, houve um momento especifico com os agentes de viagem que puderam conhecer melhor os atrativos da capital.

“O novo formato nos permite apresentar o que o turista pode apreciar no destino durante ou depois da Copa do Mundo e nos deu uma aproximação maior com o trade colombiano”, avalia Janaina.

No evento de hoje também foi aplicada uma pesquisa para compreender o interesse dos operadores e agentes pelo destino Brasília. “Esses dados nos ajudarão a traças estratégias mais eficientes de promoção de Brasília e seu entorno para o público colombiano”, explica Ariadne.

Ações de promoção na Colômbia

A participação no Goal to Brasil é uma ação continuada de promoção da Secretaria de Turismo que vem investindo no mercado colombiano, considerado pela Embratur um dos grandes emissores com potencialidade de ampliação em virtude do poder econômico do colombiano e do gosto por viagens. No ano passado a capital do Brasil recebeu um grupo de operadores colombianos que se encantaram com a modernidade e a peculiaridade da cidade. A Setur-DF também promoveu workshops em Medelin, Cali e Bogotá capacitando os agentes e operadores para venderem o destino da melhor forma.

Dados da Embratur mostram que a Colômbia é o 13º principal emissor de turistas para o Brasil. No ano de 2012 vieram ao Brasil 100.324 turistas colombianos. Isso representou um crescimento de 9,8% em relação a 2011.

O Goal to Brasil

A Embratur promoveu ao longo de dez meses (julho de 2012 a maio de 2013), 14 eventos, em diferentes países, para divulgar o Brasil como sede da Copa do Mundo Fifa 2014. O projeto formou 3.080 agentes de viagens e operadores de turismo 'especialistas em Brasil', e permitiu que 350 jornalistas conhecessem detalhes dos preparativos do país para os grandes eventos esportivos.

Cada uma das 12 cidades-sede foi anfitriã das edições que aconteceram no Chile, Argentina, Colômbia, Peru, Uruguai, México, Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal e Canadá. Na Colômbia e nos Estados Unidos, o Brasil como um todo foi o anfitrião do evento.

Devido ao sucesso da primeira edição e para contemplar outros estados brasileiros, a Embratur criou, no segundo semestre de 2013, uma segunda edição do projeto. Agora, dividido em duas partes, este novo ciclo de eventos promoverá o Brasil como um todo. As próximas edições irão intensificar o apoio da comercialização dos produtos e destinos turísticos brasileiros por meio da diversidade natural e cultural, da relação com veículos de mídia e das relações com os profissionais de turismo nos mercados.

Para este ano, estão previstas mais duas edições do evento. Uma em Los Angeles, nos Estados Unidos, e outra Amsterdam, na Holanda. Para 2014, ano que o Brasil irá sediar a Copa do Mundo, estão programados mais seis eventos.