Governo do Distrito Federal
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19/06/13 às 14h01 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Embratur lança novos produtos para 2014

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Festas juninas e sítios considerados Patrimônio Cultural serão ressaltados como atrativos paralelos aos jogos

Com vistas a atrair o turista para a Copa do Mundo no próximo ano, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) lançou ontem (18) uma cesta com novos produtos que irão diversificar a oferta de lazer e entretenimento nas doze cidades-sede do mundial, além de facilitar a vida do visitante estrangeiro no país.

“A megaexposição do Brasil no período do mundial será uma excelente oportunidade para incentivar a movimentação dos turistas entre um jogo e outro, além de mostrar para os 20 mil jornalistas de todo o mundo a nossa diversidade cultural”, afirmou o presidente da Embratur, Flávio Dino .

A Copa do Mundo FIFA 2014 vai coincidir com a realização das festas juninas, uma das maiores manifestações culturais do Brasil. Na intenção de promover os festejos e os destinos turísticos, a Embratur informou que lançará um edital no valor de R$ 4 milhões para que as cidades divulguem as atrações típicas do mês de junho em feiras, workshops e seminários.

As cidades e os monumentos históricos também estão no pacote que a Embratur enfatizará durante as ações de promoção do Brasil no exterior nos próximos 12 meses. Um edital no valor de R$ 2 milhões será lançado pelo Instituto para promover as cidades reconhecidas como patrimônio cultural.

Na área das tecnologias e da comunicação virtual, o Instituto prepara um novo site de promoção do país que auxiliará o turista a preparar uma viagem ao Brasil. Além disso, o viajante tem a possibilidade de conhecer virtualmente todos os estados e destinos turísticos brasileiros.

A Embratur também colocou à disposição dos visitante um aplicativo para smartphones, o Brasil Mobile que funciona como um guia turístico. O aplicativo tem informações sobre as cidades-sede da Copa e permite ao turista estrangeiro aprender algumas frases em português.

Durante a coletiva de apresentação o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, afirmou que o país está pronto para a Copa do Mundo e ressaltou os principais números do turismo do Brasil que cresceu 6%, apesar da crise econômica mundial.

“Desde 2003, quando o Ministério do Turismo foi criado, o setor deixou de ser apenas uma prática social para se tornar uma atividade socioeconômica com relevância e impacto no desenvolvimento do país”, ressaltou.

A crescente relevância do setor para o governo é demonstrada pelo aumento em 3,5 vezes do orçamento da pasta nos últimos dez anos. “Para 2013 temos R$ 1,426 bilhão, contando com um crédito extraordinário”, disse Simão.