Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/05/13 às 19h44 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Estudo revela os times preferidos dos torcedores do DF

COMPARTILHAR

Estudo “Tamanho das Torcidas dos Principais Clubes do Futebol Brasileiro no Distrito Federal” foi feito pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan)

Flamengo, Vasco, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro, Santos e Atlético Mineiro. Esses sãos os dez times mais queridos do Distrito Federal e juntos concentram nada menos que 97,65% do total dos que se declaram torcedores no DF. O anúncio da estatística aconteceu na manhã desta quinta-feira (16) no auditório do canteiro de obras do Mané Garrincha. O estudo “Tamanho das Torcidas dos Principais Clubes do Futebol Brasileiro no Distrito Federal” foi feito pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e anunciado em parceria com a Secretaria de Estado Extraordinária da Copa 2014.

“Esse resultado era esperado já que quase metade da nossa população é de imigrantes e é natural que eles tragam consigo suas origens e seus costumes. Mas ao mesmo tempo ele representa uma excepcional oportunidade de atrair grandes eventos futebolísticos para capital da república”, explicou Júlio Miragaya, presidente da Codeplan. “Um jogo entre Flamengo e Santos tem um público potencial estimado de 875 mil pessoas no DF”, exemplificou.

O jogo citado pelo presidente da Codeplan acontecerá no próximo dia 26 de maio no Estádio Nacional Mané Garrincha. Os ingressos já estão à venda desde quarta-feira (15) e a procura por eles superou as expectativas esgotando alguns setores já no primeiro dia. “Vemos que Brasília tem um grande potencial, principalmente para a realização de jogos da série A do Campeonato Brasileiro. Esse estádio será realmente nacional. Será o grande palco do Brasil. Dia 18 agora inauguraremos um novo conceito de turismo para Brasília”, avalia o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves.

Os dados do estudo foram coletados pela Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD-DF/2013) em seis regiões administrativas (RAs), entre as 31 existentes: Brazlândia, Gama, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia e Santa Maria. Segundo a Codeplan, essas cidades representam 30% da população do DF.

Para o secretário de Estado Extraordinário da Copa 2014, Cláudio Monteiro, os resultados do estudo ajudam a comprovar que o Estádio Nacional terá grandes possibilidades de ocupação e cumprirá um papel de instrumento indutor do desenvolvimento econômico do DF. “Os espetáculos irão movimentar 52 atividades do setor de serviços, gerando oportunidades para os empresários e para os empregados, com a abertura de vagas no mercado de trabalho”, disse ele que lembrou as vantagens de Brasília para realizar esses jogos. “Temos público, renda per capta, temos o desejo da sociedade em estar usufruindo desses espetáculos, temos segurança e civilidade, Temos todos os elementos para ter grandes espetáculos e grandes públicos”, afirma.

As torcidas do DF

De acordo com os dados referentes à Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios do Distrito Federal (PDAD-DF), o Flamengo tem 52,14% da preferência dos brasilienses (254.877 torcedores). O Vasco é o segundo time de maior torcida, com 12,13% (59.267). Em seguida vêm São Paulo (37.093), Corinthians (34.076), Palmeiras (25.031), Botafogo (24.206), Fluminense (23.370), Cruzeiro (8.645), Santos (5.744) e Atlético-MG (4.974). Os demais clubes somam 10.990 apoiadores.