13/06/19 às 18h15 - Atualizado em 13/06/19 às 18h16

Expotchê gera três mil empregos em dez dias

Maior feira gaúcha fora do Rio Grande do Sul tem apoio da Secretaria de Turismo

Há 27 anos, Brasília sedia a maior feira gaúcha fora do Rio Grande do Sul. A Secretaria de Turismo é uma das apoiadoras institucionais desse evento que gera em apenas dez dias três mil empregos, contrata cerca de 40 empresas de prestação de serviços locais e conta com a participação de 300 expositores, sendo a maioria gaúcha.

A abertura oficial do evento aconteceu na quarta-feira (12). O governador Ibaneis Rocha foi representado pela secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça. Também estiveram presentes o prefeito de Canela (RS), Constantino Orsolin, e o secretário de Turismo dessa cidade, Ângelo Sanches.

“O Turismo de Eventos é um importante vetor que temos para impulsionar a economia local e gerar empregos. A captação e ativação de congressos e feiras é uma das ações prioritárias que temos na Secretaria de Turismo”, comentou a secretária de Turismo.

De acordo com Vanessa Mendonça, o governador Ibaneis Rocha colocou a Secretaria de Turismo no eixo de desenvolvimento econômico. “O Plano Estratégico do Distrito Federal 2019-2023, que tem como objetivo aumentar a competitividade da federação em relação aos estados brasileiros, tem como uma das prioridades ampliar a quantidade de eventos na cidade. Nossa cidade está pronta para receber grandes eventos e não mediremos esforços para recebê-los”, ressaltou a secretária de Turismo.

O prefeito de Canela disse que o Turismo é a saída que o Brasil tem para a geração de emprego e renda. Ele enfatizou que o país deve priorizar esse segmento que é o maior gerador de empregos. “Quando um turista vai para uma cidade ele gera trabalho e renda. O Turismo traz alegrias para muitas pessoas, para quem viaja e para quem recebe”, pontuou Constantino Orsolin.

Fotos Luís Tajes Setur-DF