Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/06/13 às 19h50 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Festival Gastronômico da Vila será opção para turista da Copa das Confederações

COMPARTILHAR

Evento é iniciativa conjunta de empresários da região para fomentar a divulgação da cultura e do comércio locais

Entre os dias 15 e 30 de junho, ocorrerá o 1º Festival Gastronômico da Vila Planalto. Cerca de 30 restaurantes da região apresentarão dois pratos na chamada Rota Gourmet. O evento é uma oportunidade para compartilhar a riqueza da culinária local com os visitantes que estarão na cidade para a Copa das Confederações.

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal apoia a iniciativa e participou, na noite da última terça-feira (04), de um workshop para o Festival no restaurante Tia Zélia. Na ocasião, donos de estabelecimentos da Vila Planalto se reuniram com alguns palestrantes para discutirem ações que ampliem sua possibilidade de sucesso.

“Através do perfil de público esperado para a Copa das Confederações, a Setur colabora com o projeto no sentido de direcionar as formas como os estabelecimentos poderão trabalhar seu relacionamento com o turista nacional ou estrangeiro”, afirma Flávia Malkine, subsecretária de Fomento e Eventos Estratégicos da Setur-DF.

Para o evento, será criado um cardápio especial com tradução dos pratos para o espanhol e o inglês. Nele também constarão fotografias que devem facilitar o entendimento do turista a respeito do pedido. Os preços, por sua vez, variam de acordo com as tabelas dos próprios estabelecimentos.

“Grande parte dos visitantes tem entre 25 e 35 anos e viajam com freqüência. Em geral, os passantes desejam usufruir do “clima de celebração” que contagia as cidades quando ocorrem esses grandes eventos. Assim, o Festival busca ser uma opção para o turista que deseja conhecer mais a cidade, através de atividades culturais e ações de sustentabilidade, além do tour gastronômico”, lembra a subsecretária de Estruturação e Diversificação da Oferta Turística da Setur-DF, Meyre France.

Assim como a Secretaria, também participaram do evento a Associação Brasileira de Sommeliers; Vera Ladeira com uma palestra sobre segurança alimentar; a ação Programando o Futuro levou orientações para a coleta do lixo; e o SEBRAE ofereceu ajuda gratuita através da realização de encontros empresarias com os donos dos estabelecimentos envolvidos no projeto.