Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/04/13 às 16h53 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

GDF lança corrida de lanchas internacional

COMPARTILHAR

Fórmula Motonáutica será realizada nos dias 1º e 2 de junho, no Lago Paranoá

Brasília está lançada oficialmente como sede da abertura da Fórmula Motonáutica 2013. O evento, considerado o mais importante do setor, acontecerá na cidade nos dias 1º e 2 de junho com a expectativa de receber cerca de 100 mil pessoas de várias partes do mundo. A Capital Federal será a primeira cidade da América Latina a receber competição, cuja largada foi dada com a presença do governador Agnelo Queiroz, do secretário de Turismo Luis Otávio Neves e autoridades do esporte em questão.

“A Fórmula Motonáutica será mais uma oportunidade de apresentar Brasília ao mundo. Estamos preparando a cidade para grandes eventos internacionais como esse, que agregam chances para gerar renda e emprego, além da visibilidade mundial”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.

A captação do evento foi um trabalho do GDF por meio da Setur-DF junto à empresa Idea Marketing, que adotará as medidas administrativas e legais necessárias para a realização da prova. “Escolhemos Brasília pela importância da cidade, sua beleza e por acreditarmos no seu governo”, disse ao chefe do Executivo local o representante do Ideia Marketing, Luiz Roberto Lorenzato.

Essa é a principal competição internacional de lanchas e tem regras similares à Fórmula 1, com provas em diferentes países a cada temporada. Nos dias 1° e 2 de junho, no Lago Paranoá, Brasília abrirá a disputa, chamada de F1 H2O U.I.M Powerboat Word Championship Series. Estarão na corrida 24 pilotos, em lanchas que alcançam, em média, 250km/h.

A expectativa da Secretaria de Turismo do DF é que a Fórmula 1 das águas movimente a economia de todas as atividades relacionadas ao setor. “Serão dois dias de evento com um público bem diferenciado. Além disso, abrimos espaço para outras competições desta natureza. Com o sucesso desta competição, mostramos que temos estrutura e vocação para os esportes náuticos”, disse o secretário Luis Otávio Neves.

Segundo o presidente da Rede TV, Amilcare Dallevo, a Fórmula Motonáutica em Brasília será mais um dos destaques internacionais realizados na capital até 2014, como as copas das Confederações e do Mundo. “É muito importante um evento desse porte, e faremos nossa parte para divulgar o Brasil e Brasília para o mundo inteiro”, ressaltou Dallevo.

A Fórmula Motonáutica será transmitida para 191 países. Projeção da Idea Marketing aponta que cerca de 300 milhões de residências no mundo estarão ligadas na corrida nas águas do Lago Paranoá. “Mais do que um presente, será um legado e servirá de espelho para todo o mundo”, comentou o presidente da Federação Náutica de Brasília, Roberto Renner.