Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/04/13 às 16h22 - Atualizado em 15/04/13 às 18h03

Inscrições abertas para a festa de abertura da Copa das Confederações

COMPARTILHAR

Voluntários podem ser cadastrar até o dia 22 de abril pela internet

Moradores de Brasília e cidades próximas poderão participar da Copa das Confederações FIFA Brasil 2013 de uma maneira especial. Estão abertas as inscrições para aqueles que desejam integrar o grupo de voluntários para a apresentação musical da cerimonial oficial evento. São cerca de três mil vagas distribuídas entre o corpo de dança, produção de elenco, gerência de palco, auxiliar de produção, figurinista e alegorias.

Sob o comando do carnavalesco Paulo Barros, os chamados “performers” formarão o corpo artístico que realizará uma apresentação de música e dança no gramado do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, antes da partida de abertura entre Brasil e Japão, no dia 15 de junho. “É a primeira vez que faço um evento deste tipo, algo totalmente diferente de um desfile de carnaval. Será um grande desafio, e a participação desses performers é fundamental para o sucesso da festa. Por isso, faço um convite a todos para que se inscrevam e participem. Eles não serão voluntários, serão artistas”, afirma Paulo Barros.

O cadastro dos participantes é uma ação do Comitê Organizador Local (COL) e o Ministério do Esporte, por meio do Programa Brasil Voluntário. As inscrições podem ser realizadas por meio do site www.cerimonias.brasil2014.com.br até 22 de abril.

Ensaios

Para se candidatar, não é preciso ser bailarino profissional nem ter habilidades específicas. O mais importante é que o candidato tenha disponibilidade para comparecer aos ensaios, que serão realizados durante a semana na parte da noite e nos fins de semana. Os interessados devem ser maiores de idade, ter bom condicionamento físico, muita alegria, bom humor e vontade de fazer parte desses dois momentos especiais. O objetivo é montar um grupo com diferentes perfis, idades e habilidades. Por isso, pessoas com deficiência também podem participar, inscrevendo-se para as vagas da equipe de suporte.

“Não precisa ser bailarino ou ter experiência. O mais importante é a vontade de fazer parte da festa. Desta vez, o jurado será o público. Espero que a gente consiga fazer apresentações marcantes, que serão tão lembradas quanto os jogos da Copa das Confederações. Como costumo fazer no carnaval, vou explorar o elemento humano e fazer uma homenagem ao Brasil e aos países participantes. Mais do que isso, não posso dizer. É segredo absoluto”, acrescenta Paulo Barros.

Os aprovados na pré-seleção do show receberão um convite da equipe de produção do elenco para participar de um processo de triagem, marcado para o período de 20 a 28 de abril, quando será definido o papel que o candidato vai representar na cerimônia. No mesmo dia, ele receberá orientações sobre o processo e o calendário de ensaios. Para cada segmento do espetáculo, haverá dois ou três ensaios durante a semana, na parte da noite, e um ensaio no fim de semana.

É por causa da obrigatoriedade da presença nesses ensaios que a participação será restrita a moradores de Brasília, Rio de Janeiro e cidades próximas. Para a cerimônia de abertura, serão 2.600 performers e 200 voluntários de suporte.

Os candidatos que marcaram a opção “cerimônias” ao se inscreverem no Programa de Voluntários do Comitê Organizador Local (COL) e no Programa Brasil Voluntário, do Ministério do Esporte, serão contactados para comparecerem às audições, sem haver a necessidade de um novo cadastro. Durante os ensaios, o voluntário receberá auxílio-transporte de duas passagens, lanche no local, duas camisas do Programa Brasil Voluntário e, no fim do processo, um certificado de participação.

 

*Com informações do COL