Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/03/20 às 15h06 - Atualizado em 9/03/20 às 15h06

Jardim Botânico de Brasília completa 35 anos

COMPARTILHAR

Fim de semana teve programação especial, com apoio da Setur-DF

 

 

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, participou neste domingo (8) da celebração do aniversário de 35 anos do Jardim Botânico de Brasília. Para marcar a data, a Setur levou ao local uma feira de artesanato, com as obras e produtos de 20 artistas de todo o DF, e montou uma unidade móvel do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) para atender os participantes e mostrar o que Brasília tem a oferecer aos visitantes.

 

“O Jardim Botânico proporciona uma experiência para a nossa população e para o turista que poucos países no mundo conseguem oferecer. Nós temos áreas verdes, o centro das orquídeas, áreas de convivência com restaurante e espaço para piquenique. E o mais importante é que nós estamos estruturando essa experiência pelo olhar do turismo, trazendo pra cá o Centro de Atendimento ao Turista e o artesanato, fazendo com que a lembrança de Brasília siga para todo o Brasil e para o mundo”, contou a secretária Vanessa Mendonça.

 

O vice-governador do DF, Paco Britto, também compareceu à comemoração. O aniversário teve uma programação especial para os visitantes durante todo o final de semana, com palestras sobre meio ambiente, trilhas, oficinas de horta, exposições, passeio de trem e outras ações voltadas para educação ambiental.

 

O domingo foi escolhido para a inauguração do espaço “Quiosque da Oficina”. A primeira aula ministrada de artesanato, com a diretora-executiva do Jardim Botânico, Aline De Pieri. “A parceria com a Setur-DF é fundamental. A secretária vem nos ajudando em toda a organização da feira de artesanato. Estamos trabalhando em conjunto para incluir de vez o Jardim Botânico de Brasília no roteiro turístico do DF”, disse.

 

A feira de artesanato foi organizada pela Setur-DF por meio de edital de chamamento, e foram priorizados os artesãos que comercializam produtos relacionados ao meio ambiente. A artesã Vitória Régia Martins é coordenadora do Grupo de Bordadeiras dos Núcleos Rurais de Águas emendadas e ficou admirada com a estrutura disponibilizada. “Eu amo tudo que diz respeito à natureza, e o Jardim Botânico representa muito bem isso. Está numa fase linda de reestruturação, de reforma. Amei os quiosques, dou nota 10 pra esse evento e para o apoio dado a nós artesãs”.

 

A secretária Vanessa Mendonça parabenizou a todos os envolvidos na celebração de aniversário. “O GDF, de forma unida e integrada, apresenta à população o que a cidade tem de melhor. Hoje, nos 35 anos do Jardim Botânico, essa união já faz toda a diferença. O ambiente está lindo, a população está presente, e nós estamos vivendo Brasília como ela deve ser”, concluiu.

 

Também no domingo, houve o lançamento do selo e do carimbo comemorativo em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios). Projetos importantes ainda foram apresentados durante a solenidade, como as obras do novo restaurante, a praça de alimentação e a loja de suvenir.

 

O Jardim Botânico

 

O Jardim Botânico de Brasília é uma área protegida, voltada para a manutenção de coleções de plantas, desenvolvimento de pesquisa, educação ambiental e lazer. A área é predominantemente composta por vegetação do Cerrado, em excelente estado de conservação, composta pelo Centro de Visitantes, Centro de Excelência do Cerrado, área de Piquenique, Orquidário, Cactário, Biblioteca, Permacultura, Anfiteatro, Trilhas Interpretativas e Jardins Temáticos. O visitante também pode encontrar uma coleção de jardins temáticos: Jardim Evolutivo, Jardim de Cheiros, Jardim Japonês e Jardim de Contemplação.