Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/06/13 às 18h30 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Mané abre a Copa das Confederações com vitória da seleção brasileira

COMPARTILHAR

Cerca de 400 mil pessoas acompanharam a partida, seja do Estádio ou da Esplanda dos Ministérios

O novo Mané Garrincha, a energia de mais de 400 mil pessoas, dentro e fora da arena, e a alegria dos brasilienses deram sorte para a seleção brasileira que abriu, com vitória, a Copa das Confederações na Capital Federal. Sob o famoso céu de Brasília, os jogadores corresponderam às expectativas ao começar no campo uma festa que terminou com muito axé na Esplanada dos Ministérios.

“Os brasilienses compareceram em peso ao Estádio e, junto aos 15 mil turistas que recebemos, mostraram todo apoio à seleção brasileira. Fizemos bonito. Nosso Estádio foi elogiado no mundo inteiro. Os bares, restaurantes e hotéis ficaram lotados. É esse tipo de benefício que esperávamos de um evento como a Copa das Confederações”, disse o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves.

O espetáculo começou com uma apresentação de dança dos 2,6 mil voluntários, coordenada pelo carnavalesco Paulo Barros. O show representou a união dos países e torcedores do mundo inteiro em torno do mega evento esportivo.

“Espero que tenhamos representado bem o nosso país e homenageado os outros que chegarão à nossa casa para esta festa do futebol. Brasília mereceu ser anfitriã desta festa seja por ser a capital do Brasil ou por ser um lugar que acolhe pessoas de todo canto”, disse a voluntária Samantha Fukuyoshi. “Foi uma emoção única. Entrei no campo e, quando vi os colegas em cena, sabia que todo esforço valeu a pena.”

Em seguida, a vez foi dos craques da seleção. Neymar, Paulinho e Jô aproveitaram as deixas do time adversário e levaram o público ao delírio com três gols que marcaram a vitória do Brasil sobre o Japão. “Estou muito feliz por tudo que aconteceu hoje, pela partida não só minha, mas da equipe. A gente sempre fala que a equipe vem crescendo e as individualidades vão aparecer no momento certo, como foi hoje”, disse o camisa 10.

O espetáculo foi assistido por mais de 64 mil pessoas dentro do Estádio. Do lado de fora, a torcida já seguia animada desde às 13h com as apresentações do “Brasília joga junto”, uma arena montada pelo GDF na Esplanada dos Ministérios para a transmissão do jogo e shows musicais. O local recebeu mais de 300 mil pessoas e atrações como Gusttavo Lima, Grupo Revelação e Asa de Águia, além das bandas locais.

Seja dentro ou fora do Estádio, o clima foi de tranquilidade. De acordo com a Polícia Militar, não houve ocorrências graves. A Secretaria de Saúde também esteve a postos e realizou 39 atendimentos divididos entre a equipe do Samu e Corpo de Bombeiros.

Ao final da partida, a dispersão ocorreu sem problemas. As vias bloqueadas foram liberadas por volta das 20h. Apenas a Esplanada dos Ministérios permaneceu fechada para o tráfego de veículos devido à festa Brasília joga junto, que seguiu até 23h.