Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/13 às 18h23 - Atualizado em 11/10/17 às 16h45

Mané Garrincha é apresentado em evento internacional

COMPARTILHAR

O Estádio, que concorre para ser o primeiro de futebol com certificação máxima de sustentabilidade, foi apresentado no Greenbuilding Brasil

O consultor do U.S. Green Building Council, Ian McKee, apresentou o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha no Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – que acontece até o dia 30 de agosto em São Paulo. A Arena foi a única construção esportiva e única voltada para a Copa do Mundo de 2014 a entrar para a programação do evento.

“Só o Mané Garrincha está buscando o Leed Platinum, certificação máxima para construções sustentáveis. Caso isso aconteça, ele será o primeiro estádio de futebol do mundo com esse reconhecimento”, lembrou McKee.

O estádio brasiliense foi inaugurado em maio deste ano. O projeto sustentável, que será concluído antes do Mundial de 2014, está em andamento. “A parte de automação está sendo programada para tornar a operação mais eficiente, e estamos construindo a usina solar, que permitirá captação de energia solar para uso na própria arena”, explicou o consultor.

A área interna do edifício é apenas um dos vários itens avaliados pela Green Building Council – entidade responsável por conceder o selo Leed Platinum. Por isso, o entorno do Mané Garrincha também foi projetado para atender aos requisitos sustentáveis, com características que incluem captação e aproveitamento de 100% de água da chuva e plantio de vegetação diversificada nos arredores.

Conhecido mundialmente – O Estádio Mané Garrincha foi visto por milhões de pessoas em todo o mundo na abertura da Copa das Confederações, em junho deste ano. E também não é a primeira vez que o projeto da Ecoarena é utilizado como case de sucesso na área de arquitetura e urbanismo sustentável.

Em novembro de 2012, o governador Agnelo Queiroz apresentou os detalhes da obra no maior evento mundial sobre construções sustentáveis, o Greenbuild International Conference & Expo 2012. Cerca de 300 pessoas assistiram à apresentação, em São Francisco, nos Estados Unidos. “É um orgulho poder falar de um projeto único como o do nosso estádio. Me senti honrado em poder fazer de Brasília uma referência internacional em obras sustentáveis, representando não só a capital federal, como o país, diante de especialistas do mundo inteiro”, afirmou, na época, o governador.

Fonte: Com informações da ComCopa