Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/04/13 às 19h17 - Atualizado em 16/04/13 às 20h44

Memorial insere JK nas comemorações dos 53 anos de Brasília

COMPARTILHAR

Memórias do ex-presidente serão expostas no contexto da Copa do Mundo

Há cerca de 53 anos, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, inaugurava a Nova Capital do Brasil. No dia 21 de abril, JK estará inserido em mais uma homenagem à cidade que o transformou em um marco na história do país. Na data, o Memorial que leva o nome do fundador de Brasília lançará a exposição “JK e o Brasil Campeão”. A mostra remete aos momentos de ápice do político e da seleção brasileira de forma paralela.

O trabalho reúne matérias de jornais e revistas, vídeos, programas de rádio e objetos da época em que Juscelino era presidente e o Brasil conquistou a primeira taça Jules Rimet (1958). Acompanhando as tendências tecnológicas, a exposição terá uma tela touch screen de 77 polegadas (177 cm x 110 cm) que será montada como uma mesa de Tata, no centro do hall de entrada do Memorial. Na projeção, até quatro pessoas poderão interagir com o material disponível. O menu está organizado em 6 itens, entre eles filmes, fotos, imprensa, rádio, álbum “Ano de Ouro do Esporte Brasileiro” e correspondências e telegramas. São itens que retratam a emoção do país com a conquista da sua primeira Copa do Mundo.

“O Memorial JK quer estar inserido na Copa do Mundo e atrair turistas e visitantes no período que se inicia com a Copa das Confederações (junho de 2013) e irá se estender até a Copa do Mundo (junho de 2014)”, explica a administração do espaço. “Juscelino Kubitschek tinha fama de “pé quente” e foi durante o seu governo que o Brasil conquistou sua primeira Copa do Mundo (1958). Seu espírito democrático, aberto e inovador, inspirou os brasileiros e estimulou o país”.

O espaço é aberto à visitação de terça a domingo, das 9h às 18h. Para os visitantes portadores de deficiência física, o Memorial JK possui rampa de acesso, banheiros adaptados e um elevador interno para o 2° piso.