Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/01/21 às 17h44 - Atualizado em 21/01/21 às 17h44

Minha Brasília: Daniel Zukko é reconhecido com o Prêmio o novo Olhar do Turismo

COMPARTILHAR

 

Jornalista e apresentador Daniel Zukko recebe o Prêmio Brasília: o Novo Olhar do Turismo. Foto Gustavo Alcântara/Setur-DF

 

A história da capital federal contada por quem ama a cidade e dentro de uma Brasília em movimento. O projeto inovador e criativo do jornalista e apresentador Daniel Zukko, responsável pelo canal de entrevistas on-line no qual os entrevistados são levados para um diferente passeio pela cidade em uma Brasília, conquistou o segundo lugar na categoria Profissionais de Mídias Sociais, do Prêmio o novo Olhar do Turismo. Ação Inédita da Setur-DF, em parceria com a Fecomércio, Sesc, Senac e Fundação Athos Bulcão, para homenagear profissionais e iniciativas que vem contribuindo para o fortalecimento da capital federal como destino turístico nos últimos 24 meses.

 

A entrega do prêmio foi realizada pela secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, na última sexta-feira, 15/01, no Brasília Iluminada, um espetáculo inédito de luzes e cores, entre a Esplanada dos Ministérios e a Catedral Rainha da Paz. Realização do Governo do Distrito Federal com parceria entre as secretarias de Economia, Desenvolvimento Social, Cultura e Turismo. “Daniel, não poderíamos estar em um melhor cenário para a entrega do prêmio: um lugar inovador, criativo e único na nossa cidade. Assim como o Brasília Iluminada, seu trabalho com o canal Minha Brasília e com o projeto 60 Candangos mostra sua força em se reinventar. Você faz um importante trabalho para a promoção da nossa capital e, além de tudo, você vive a cidade. E como é gratificante ver experiências criativas e autênticas como o passeio pelos nossos pontos turísticos em uma Brasília, pelo qual você apresenta uma capital diferente de tudo o que as pessoas conhecem. Um trabalho inovador, inteligente e curioso, envolvendo as pessoas. O prêmio é um reconhecimento pela sua trajetória”, disse Vanessa Mendonça.

 

Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, e Daniel Zukko no Brasília Iluminada. Foto Gustavo Alcântara/Setur-DF

 

O trabalho de Daniel Zukko foi escolhido por uma comissão julgadora, na qual participaram representantes da Secretaria de Comunicação, Amadeus e Setur-DF. “Eu tenho muito orgulho de falar de Brasília. A cidade está no meu braço, na minha pele. Eu visto a nossa capital federal. E nesse caminho, eu descobri que além de brasiliense eu sou candango. Aquele que construiu e ainda constrói a cidade todos os dias. Brasília hoje passa por uma construção social e cultural, a qual todos nós fazemos parte. E quando a gente ´saca` que além de brasilienses somos candangos, isso faz toda a diferença porque nos sentimos proprietários. Não é a toda que o nome do canal é Minha Brasília. É um sentido de pertencimento. Brasília é sua, minha e nossa.  Essa é a grande inspiração”, afirmou Zukko.

 

A secretária de Turismo reforçou a importância desse novo olhar para a Brasília. “Essa referência aos candangos é maravilhosa. Nós estamos mesmo construindo essa cidade diariamente. Brasília foi muito descuidada nos últimos anos. Nosso Governo recebeu uma capital com praticamente todos os pontos turísticos fechados e esse trabalho de ressignificação é permanente. Volto a dizer que nossa cidade já nasceu moderna e revolucionária. Já nasceu como destino turístico porque presidentes do mundo inteiro vieram visitar Brasília logo que ela foi inaugurada por Juscelino Kubitschek. Precisamos, cada vez mais, celebrar nossa cidade”, completou Vanessa.

 

Os vencedores do Prêmio Brasília: o Novo Olhar do Turismo foram conhecidos em uma cerimônia on-line, realizada em dezembro de 2020, seguindo todos os protocolos de segurança. Ao todo, a premiação recebeu 375 inscrições, das quais 69 foram premiadas com ouro, prata e bronze. Foram 23 categorias, divididas entre 12 Profissionais e 11 Iniciativas.  11 participantes concorreram na categoria Profissionais de Mídias Sociais, que teve como resultado:  1º lugar, João Amador, com Histórias de Brasília; 2º lugar, Daniel Zukko, Minha Brasília; e 3º lugar Leon Júnior, pelo seu trabalho no Instagram Insta_Brasília. Veja a lista completa dos vencedores por categoria no site do prêmio:

https://www.premioturismo.bsb.br/vencedores-do-premio/