Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/02/13 às 17h43 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

MTur quer o Brasil entre as três maiores potências mundiais

COMPARTILHAR

A declaraçãofoi feita duranta a abertura do Workshop CVC em São Pualo

O Ministério do Turismo estabeleceu como meta para a próxima década reposicionar o Brasil entre as três principais potências do Turismo no mundo. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (20), pelo ministro Gastão Vieira na abertura do 19º Workshop da CVC, em São Paulo. O evento é o maior realizado pela iniciativa privada e abre a agenda oficial de atividades do setor no país.

 Segundo Gastão, o MTur tem trabalhado para desenvolver a atividade como solução para o que Brasil atravesse a crise econômica mundial, movimentando a economia e gerando emprego e renda. “Nossa posição é de 52 num ranking de 139 países, e isso é muito pouco para o potencial e atrativos que o Brasil possui”, declarou.

O ministro afirmou que parte da estratégia é trabalhar com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) com foco em países componentes do BRIC, além dos destinos tradicionais. Também estão previstas ações para aumentar competitividade, desoneração tributária, aprovação da Medida Provisória dos portos para uma maior participação de investimentos privados.

“Minha presença na abertura desse evento da CVC é para homenagear a importância das parcerias público privadas, que ajudam a fortalecer nosso País”, disse.  De acordo com Vieira, a iniciativa tem total apoio da presidente Dilma Rousseff. “Ela nos disse, inclusive, para cada vez mais buscarmos essas parcerias, que são indispensáveis para aumentar nossa competitividade”, comentou.

O Workshop da CVC segue até amanhã com programação que inclui palestras de capacitação para agentes de turismo, reuniões setoriais de entidades do setor, feira de exposição e lançamentos de novos roteiros. O público estimado é de 10 mil agentes de viagens.

Além do ministro, o evento conta com a participação de autoridades como o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Rios Mota; o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz; o coordenador-geral de Serviços Turísticos do MTur, Jair Galvão; e o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso. O Distrito Federal está representado pelo secretário de Turismo Luis Otávio Neves.