Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/12/13 às 18h30 - Atualizado em 2/12/13 às 19h04

Pela primeira vez, Brasília sediará Torneio Internacional de Futebol Feminino

COMPARTILHAR

As partidas ocorrem de 12 a 22 de dezembro no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Os ingressos já estão à venda

Antes das sete partidas esperadas Copa do Mundo FIFA 2014,que terá suas chaves definidas esta semana na Costa do Sauípe, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha cada dia mais se destaca no mundo do futebol. De 12 a 22 de dezembro, a Arena recebe pela primeira vez o Torneio Internacional de Futebol Feminino. Seleções do Brasil, Canadá, Chile e Escócia participam da disputa.

O torneio conta com quatro rodadas, sendo dois jogos por dia. A atacante Marta, que joga no Tyresö, da Suécia e foi eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo pela FIFA, está confirmada para a competição. De acordo com informações da Coordenadoria de Comunicação para a Copa, mais de 600 mil pessoas já estiveram no estádio, desde a inauguração em maio deste ano.

Já ocorreram 13 partidas de futebol no estádio, sendo duas da Seleção Brasileira masculina (abertura da Copa das Confederações 2013 contra o Japão e amistoso pelas eliminatórias contra a Austrália), 10 do Campeonato Brasileiro e uma pelo Campeonato Candango – Candangão.

As seleções femininas desembarcam na capital federal entre os dias 6 a 9 deste mês. O secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves comemorou a vinda do campeonato. ” Com grande satisfação que recebemos este torneio.Estamos no cenário global dos grandes eventos esportivos, e o desejo é que os brasileiros e estrangeiros conheçam a capital e prolonguem sua estadia, o que colabora para o setor turístico de Brasília”, explicou o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves.

Ele lembra que a capital recebe até terça-feira (3), a Gymnasiade, “hoje, por exemplo, cerca de 3,2 mil pessoas de 35 países podem ser vistas por pontos da cidade como o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o Complexo Aquático Cláudio Coutinho, o Ginásio Nilson Nelson disputando os jogos mundiais escolares”

Durante o anúncio da cidade como anfitriã do torneio na última semana, o técnico da Seleção Brasileira, Márcio de Oliveira disse que 25 jogadoras foram convocadas e se preparam na cidade de Pinheiral, Rio de Janeiro. “É um momento ímpar na carreira destas jogadoras poderem jogar em um espaço como o Mané. Serve, até mesmo, como preparação para o Mundial de 2015 no Canadá. Esse estádio é uma panela de pressão, o público fica muito pertinho, e acredito que os brasilienses vão carregar nosso time para mais um título”, apostou Márcio.

“Para Brasília, é uma honra sediar esse campeonato. Mais uma vez, a população do Distrito Federal poderá conferir o que há de melhor no futebol mundial, sem sair da cidade”, destacou hoje o secretário Extraordinário da Copa, Claudio Monteiro, ao anunciar o evento esportivo.

O incentivo à modalidade é uma preocupação reafirmada por todas as entidades envolvidas no torneio: “É preciso que o futebol feminino deixe de ser o patinho feio, e Brasília pode se tornar um dos centros para essas jogadoras”, destacou o secretário de Futebol do Ministério do Esporte, Antônio Nascimento.

Jogos

Para as partidas que ocorrerão nas quarta-feiras serão disponibilizados 35 mil ingressos. As rodadas de domingo a capacidade máxima do estádio será aberta ao público com 72 mil lugares.

Os ingressos estão disponíveis pelo site ou na bilheteria do Mané Garrincha, os valores variam entre R$15 a R$40. O tíquete dá direito a assistir os dois jogos de cada rodada.

* Com informações da Comcopa