Governo do Distrito Federal
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8/11/17 às 15h40 - Atualizado em 7/10/20 às 16h11

Perguntas Frequentes da SETUR

Onde estão localizados os Centros de Atendimento ao Turista?

Setor Hoteleiro Sul e Norte: diariamente, das 9h às 12h e das 13h às 18 horas.

Casa de Chá na Praça dos Três Poderes: diariamente, das 9h às 12h e das 13h às 18 horas.

Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Ala Sul: de segunda à sexta-feira, das 8h às 1h2 e das 14h às 18 horas.

 

Além dos Centros de Atendimento ao Turista qual outra maneira de conseguir as informações turísticas da cidade?

As pessoas interessadas em receber informações turísticas sobre o Distrito Federal podem acessar os seguintes canais:

Informações pelo telefone (61) 4042-0400

Site da Secretaria de Turismo: http://www.turismo.df.gov.br/

 

Como conseguir o Guia Turístico de Brasília?

Os guias turísticos são distribuídos nos Centros de Atendimento ao Turista nos seguintes endereços:

Setor Hoteleiro Sul e Norte: diariamente, das 9h às 12h e das 13h às 18 horas.

Casa de Chá na Praça dos Três Poderes: diariamente, das 9h às 12h e das 13h às 18 horas.

Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Ala Sul: de segunda à sexta-feira, das 8h às 1h2 e das 14h às 18 horas.

Também está disponível de forma eletrônica para download no endereço: www.turismo.df.gov.br/guiaturistico

 

O que é o Cadastur?

É o Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no setor do turismo. O cadastro organiza, formaliza e legaliza os prestadores de serviços turísticos no Brasil. Assim, contribui para dar credibilidade ao setor perante os consumidores/turistas, atestando que os empreendimentos e profissionais cadastrados estão legalmente constituídos e em operação.

 

Para que fazer o cadastro?

Com o cadastro, os prestadores de serviços turísticos conquistam benefícios como acesso e participação em programas e projetos apoiados ou promovidos pelo Governo Federal, ações de qualificação profissional, acesso a linhas de créditos especiais e visibilidade do seu negócio no site do Cadastur.

 

Como faço o cadastro?

A execução do cadastro dos prestadores de serviços turísticos é feita pelos órgãos oficiais de turismo em todas as unidades da federação, que analisam a documentação para validação dos cadastros na nova plataforma em ambiente totalmente digital. O Ministério do Turismo, por sua vez, é o responsável por gerenciar e manter o sistema, e também emitir o Certificado Cadastur com informações do prestador que fica disponível para consulta no site.

 

 No Distrito Federal como funciona?

No Distrito Federal, a Secretaria de Turismo, por meio da Diretoria de Qualificação e Cadastramento Turístico é quem executa e controla o cadastramento dos prestadores de serviços turísticos.

 

Como se cadastrar?

Diretoria de Qualificação e Cadastramento Turístico, da Secretaria de Turismo.

Centro de Convenções Ulysses Guimarães, 1o andar.

De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h

(61) 4042-0400

Acesse o link www.cadastur.turismo.gov.br.

 

Para quem é obrigatório fazer o cadastro?

De acordo com a Lei do Turismo o cadastro é obrigatório para: meios de hospedagem, agências de turismo, organizadora de eventos, acampamentos turísticos, transportadoras turísticas, parques temáticos e o profissional guia de turismo. Para estabelecimentos como: restaurantes, bares e similares, parques aquáticos e empreendimentos de entretenimento e lazer, locadora de veículos, empreendimentos de apoio ao turismo náutico e à pesca desportiva, centros de convenções, prestadores especializados em segmentos turísticos, prestadores de infraestrutura de apoio para eventos e casas de espetáculo e equipamentos de animação turística, o cadastro é facultativo.

Serviço

Diretoria de Qualificação e Cadastramento Turístico, da Secretaria Adjunta de Turismo, da Secretaria de Estado de Esporte, Turismo e Lazer.

Centro de Convenções Ulysses Guimarães, 1o andar.

De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h

(61) 4042-0400

 

O que é o Programa Turismo Cívico do Governo do Distrito Federal? 

O Projeto Turismo Cívico leva crianças e adultos aos monumentos cívicos de Brasília. Promove a educação patrimonial, como forma de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do contexto histórico, cultural e turístico da cidade.

As excursões com os alunos das escolas públicas dos Centros Olímpicos e Paralímpicos e idosos dos centros de convivência, ocorrem, semanalmente, às segundas e terças-feiras, pela tarde, e às quartas-feiras, no período da manhã.

 

Como faço para cadastrar ou recadastrar a minha certeira de artesão?

O artesão interessado em se cadastrar, ou recadastrar, deverá telefonar para os números (61) 4042-0400 ou (61) 9 9158-1232 ou enviar e-mail para: artesanato@setur.df.gov.br ou comparecer à Unidade de Gestão do Artesanato, no endereço SDC Eixo Monumental – Lote 5 Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala Sul 1º andar, Brasília DF – CEP: 70070-350. No caso de cadastramento coletivo, o representante da associação ou núcleo de produção deverá entrar em contato para agendar data, horário e local para que os técnicos da Secretaria procedam com a avaliação da produção artesanal do grupo.

Dias e horários de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

 

Quais documentos e exigências necessito para fazer a Carteira Nacional de Artesão?

Ter 16 anos ou mais;

01 foto 3×4, recente;

RG e CPF (original e cópia);

Comprovante de residência no Distrito Federal, com CEP, atualizado e em nome do interessado a obter a Carteira (original e cópia);

Apresentar 2 peças prontas para venda, de cada técnica a ser cadastrada;

Levar matéria-prima para iniciar a confecção de outro produto;

No caso de renovação, apresentar cópia da última Carteira Nacional do Artesão.

Se o artesão tiver cadastro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) não precisará fazer nova demonstração de habilidade quando da renovação da Carteira, exceto se desejar acrescentar nova técnica para ser inserida na carteira do artesão.

Prazo para entrega da Carteira do Artesão: 10 dias úteis.

 

Qual a validade da Carteira Nacional de Artesão?

A Carteira Nacional do Artesão tem validade de 04 (quatro) anos,  de acordo com  as orientações constantes na Base Conceitual do Artesanato Brasileiro, o seu uso é obrigatório em todos os eventos de divulgação, promoção e comercialização do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB.

 

Quanto custa a Carteira Nacional de Artesão?

Ela é gratuita.

 

Quais as vantagens de ter a Carteira Nacional de Artesão?

Participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais; Participação em oficinas e cursos de artesanato ofertados pelo PAB; Isenção da cobrança de ICMS de produtos artesanais comercializados no Distrito Federal; Emissão de Nota Fiscal Avulsa Eletrônica – NFAe mediante cadastro junto à Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal.