2/12/13 às 16h41 - Atualizado em 2/12/13 às 17h01

Pontos turísticos de Brasília encantam atletas da Gymnasiade

Jovens se mostraram entusiasmados com passeio turístico pela Capital Federal

Os traços marcantes da Capital Federal ficarão registrados na história dos Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade- e nas recordações de jovens atletas de 35 países. Durante a abertura na última semana, uma réplica da torre de TV Digital, foi usada como pira olímpica e neste domingo (1º), a garotada conheceu a criação original de 185 metros de altura. Último projeto de Oscar Niemeyer, a Torre é conhecida como a Flor do Cerrado e está localizada no ponto mais alto da região.

“O que gostei mais durante o passeio foi a Torre Digital. Achei genial e deu para observar que a cidade é super organizada, além de ter um povo muito amigável e lindo. Gostaria muito de retornar ao Brasil e trazer a minha família e namorada para apresentar Brasília a eles e também percorrer outras belas cidades, como Rio de Janeiro e Natal, que conhecemos apenas por fotos” afirmou o carateca do Suriname, Shiva Rohid, de 17 anos.

Durante a programação do Dia Cultural, os jovens, entre 14 a 17 anos, também admiraram os três arcos, que dão forma a Ponte JK, o Congresso Nacional e o Parque Ermida Dom Bosco. Aproveitaram o momento é conheceram o Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados Após o tour, confraternizaram no clube da AABB, com direito a mímicas, quadrilhas, frevos, apresentação de samba, forró. Além de conhecerem os pontos turísticos de Brasília, os atletas podem conferir até terça-feira (3), no Centro de Convivência do evento no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. o trabalho de artesãos da cidade em estande cedido pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal.

Para a turma da Finlândia, a impressão não foi diferente. “Nosso grupo ficou bastante encantado com tudo, mas particularmente, o que mais chamou atenção foi o Congresso Nacional devido a sua imponência. A temperatura na cidade é maravilhosa e as pessoas são mais abertas do que no nosso país. Pena que a maioria só fala português, porque a minha vontade era de sair interagindo com todo mundo”, disse a nadadora finlandesa, Eloranta Emilia.

Os turcos chegaram ao refeitório animados, após o passeio. “Parece que é um novo mundo, tudo é diferente, adorei a Ponte JK, muito bonita. Além disso, as plantas são mais verdes que na Turquia. O formato do rosto e a pele das pessoas são fascinantes. Acho que a única coisa a que não nos adaptamos tão bem foi a comida, totalmente diferente da nossa. Gostaria muito de voltar ao Brasil em outra “O que gostei mais durante o passeio foi a Torre Digital, estou super feliz e surpreso com toda descoberta”, completou Ahmet Coskun, de 17 anos, da equipe de atletismo da Turquia.

Disputas

Após conhecerem a cidade, nesta segunda e terça (2 e 3/12), os atletas retornam para as competições da Gymnasiade 2013. Na tarde desta segunda, os campeões da natação serão conhecidos no Complexo Aquático Cláudio Coutinho e as outras sete modalidades estão em disputa – Natação, Xadrez, Judô, Karatê, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Aeróbica e Atletismo. A entrada para o público é gratuita.

Até o momento, A Rússia domina o quadro de medalhas com 21 no total (11 de ouro, seis de prata e quatro de bronze), seguidas da delegação brasileira com 31 (sendo 10 de ouro, 13 de prata e oito de bronze).

A entrada para assistir as disputas é gratuita, o Comitê Organizador do Evento prepara uma grande festa de encerramento que ocorre nesta terça-feira (2), no auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a partir das 20h. Estão confirmadas apresentações do coreógrafo Wesley Messias, clipe com os melhores momentos dos jogos e som do DJ “A”.

Saiba mais  sobre os resultados das competições pela página oficial do evento ou pela fan page.

*Com informações de CDBE e Secretaria de Esporte