Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/03/13 às 17h51 - Atualizado em 14/03/13 às 18h00

Primeira revista de Brasília ganha versão digital

COMPARTILHAR

Iniciativa marca a comemoração dos 28 anos do Arquivo Público do Distrito Federal 

O Arquivo Público do Distrito Federal (APDF) disponibilizou, nesta quinta-feira (14), as primeiras 12 edições da Revista Brasília em versão digital. A publicação foi a primeira a circular na cidade e trazia informações sobre as obras e importantes fases da história da cidade. A iniciativa de resgatar a memória da revista é uma comemoração aos 28 anos de criação do órgão.

A primeira edição da Revista Brasília começou a circular em todo o país em janeiro de 1957. Durante três anos ininterruptos, o periódico manteve a população brasileira informada sobre os andamentos das primeiras construções e acontecimentos sociais realizados na cidade, como a realização da primeira missa em abril de 1957, evento celebrado pelo Cardeal de São Paulo, D. Carlos Mota. A passagem do presidente de Portugal Francisco Hicino Craveiro Lopes também seria registrada na edição de número 6, da Revista Brasília, assim como os detalhes dos próximos projetos de Niemeyer como as maquetes do Congresso Nacional e da Praça dos Três Poderes.

“É um presente do Arquivo Público para a cidade”, comenta o superintendente, Gustavo Chauvet. “A Revista Brasília é uma das principais fontes primárias de pesquisa sobre a história da construção de Brasília”, destaca.

Por meio do acervo disponibilizado pelo APDF, o público tem acesso a apenas parte da Revista. Os interessados em receber a edição completa, devem preencher uma ficha de solicitação no site e enviá-la à área técnica do órgão. O arquivo será enviado gratuitamente.