Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/10/13 às 19h26 - Atualizado em 3/10/13 às 21h47

Programação Especial no Catetinho e Praça dos Três Poderes no Dia das Crianças

COMPARTILHAR

Pontos turísticos de Brasília são utilizados como cenário de peças sobre a história da capital

Em comemoração ao Dia das Crianças celebrado em 12 de outubro, o Catetinho e a Praça dos Três Poderes se transformam em palco de espetáculo teatral. As peças acontecem, especialmente nos dois locais às 10 horas, no sábado do Dia das Crianças, sendo que para chegar até o Catetinho, distante 30,5 Km da Esplanada dos Ministérios, sairá um ônibus gratuito do Teatro Nacional às 09h30. Os interessados devem ligar no telefone 3272-3780 ou por meio do email visite.catetinho@triadepatrimonio.com.br para mais informações sobre o número de vagas.

Os Programas Educativos “Visite o Catetinho” e “Visite a Praça são patrocinados pelo Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e foram lançando em abril deste ano. O objetivo é propiciar a conscientização infatojuvenil por meio de educação patrimonial. “O projeto visa estimular que crianças e adolescentes desfrutem dos espaço de museus da nossa capital como fonte de conhecimento. É importante conhecer a história da nossa capital e ter propriedade para falar sobre, além de criar uma consciência cidadã, e gerar o encantamento não apenas em nossas crianças, mas em todos que vêm conhecer ou ouvem falar sobre Brasília”, apontou o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves.

O Visite do Catetinho é realizado todas às quartas, em dois horários, às 09h e 15h, de forma lúdica e interativa, seis atores contam um pouco da transferência histórica da capital do Rio de Janeiro para Brasília. O projeto tem como público alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal, a peça apresentada é Palácio de Tábuas, referência ao apelido dado ao Catetinho, durante a construção de Brasília.

O espetáculo possibilita o uso do espaço como cenário e a interação com o público.  Uma produção da Tríade Patrimônio Turismo Educação em parceria com o Centro de Estudos da Dramaturgia Aberta (CEDA). 

Já todas às terças, às 09 e 15 horas, ocorre o Programa Visite a Praça, uma ação que leva o público a conhecer a história da construção da Capital percorrendo os espaços culturais da Praça dos Três Poderes por meio do espetáculo teatral Brasília – do sonho ao concreto. Com graça e música, cinco atores convidam os participantes a celebrar a coletividade, o espaço público, a cidadania e, mais do que isso, homenagear Brasília e todos aqueles que contribuíram para transformar o sonho de uma nação em realidade.

A peça resgata um pouco da história do presidente Juscelino Kubitschek, a arte de Athos Bulcão e a arquitetura moderna da nova capital.