Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/02/13 às 18h49 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Quati é a nova mascote da Gymnasiade

COMPARTILHAR

Após vencer o Tamanduá Mirim e a Ema, o Quati deverá receber um nome característico

Os Jogos Mundiais Escolares (Gymnasiade) que ocorrerão este ano em Brasília já têm uma cara própria. A Secretaria de Esportes do Distrito Federal apresentou, nesta quarta-feira (20), a mascote escolhida para representar a primeira edição do evento que será realizada no continente americano. Com o total de 3.731 votos, o Quati foi o selecionado como o símbolo oficial.

O anúncio foi feito pela ginasta Tainá Medeiros, de 11 anos, que também defendeu o animalzinho na pré-seleção. Brasiliense, Tainá faz parte de um grupo de 70 meninas que se apresentarão na abertura do evento na Capital Federal. “É um animal que vive em família, sempre acompanhado por outros cinco ou mais quatis. Representa a união”, disse a menina ao anunciar o vencedor.

O próximo passo será escolher o nome da mascote. Para isso, a Secretaria de Esportes pré-selecionou três opções. “Serão agora enviados para o Ministério do Esporte e para a Assessoria Internacional para verificar se a pronuncia e significado fazem sentido em todos os idiomas”, explicou o secretário Julio Ribeiro.

Assim que aprovadas, as sugestões passarão por novo processo de votação, desta vez com a ajuda dos alunos dos Centros Olímpicos de Brasília. A eleição deverá começar no final de março e terá a duração média de 20 dias.

Gymnasiade 2013

Brasília conquistou a oportunidade em realizar este evento, após concorrer com a cidade de Palma Mallorca – Espanha. É a primeira vez que este evento acontecerá em um país do continente americano. O público estimado é de dois mil atletas, vindo de 40 países. A competição acontecerá na Capital Federal, no período 27 de novembro a 04 de dezembro de 2013.