Governo do Distrito Federal
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24/09/20 às 18h37 - Atualizado em 25/09/20 às 18h41

Secretaria de Turismo, Embratur e UNA assinam acordo de promoção do turismo acessível

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Vanessa Mendonça, Secretária de Turismo do DF, Gilson Machado, presidente da Embratur e Andrea Pontes, presidente da UNA, assinam acordo de promoção.
Foto: Rayan Ribeiro/Setur

 

 

Protocolo de intenções visa fortalecer a divulgação das opções turísticas de Brasília adaptadas para pessoas com deficiência

 

Turistas com deficiência de todo o Brasil poderão, a partir de agora, conhecer e ter acesso às opções turísticas adaptadas de Brasília de forma direcionada. Em uma parceria inédita, Secretaria de Turismo do Distrito Federal e Embratur assinaram, nesta quinta-feira (24/09), um protocolo de intenções voltado para a promoção do turismo acessível da capital federal, que lançou, no último dia 21 de setembro, o Guia  Turístico Arquitetônico Acessível, dentro do programa Brasília Turismo Acessível.

 

O acordo inclui ainda o desenvolvimento de programas, projetos e ações conjuntas, de interesse mútuo e intercâmbio de informações e tecnologias que fortaleçam as ações voltadas para a promoção do turismo acessível em âmbito nacional. A Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA) também é signatária do acordo como representante das pessoas com deficiência.

 

Segundo o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, a assinatura do acordo demonstra a preocupação do governo federal com a inclusão social em todos os espectros da vida em sociedade. “É um governo que se preocupa muito com a inclusão social. Não existe nenhuma sede de governo em nenhum país que seja uma obra de arte a céu aberta como Brasília. Agora, teremos a capital com a maior acessibilidade entre todas as capitais do mundo”, afirmou. Segundo Gilson, o objetivo final é que o modelo de Brasília seja levado a outras capitais brasileiras, criando uma rota acessível nacional.

 

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, destacou a importância do exemplo de Brasília enquanto capital para a promoção da ampla cidadania de todos os brasileiros. “Brasília é a capital do turismo acessível e nosso trabalho, a partir deste acordo, é oferecer uma experiência única para este turista, reunindo os monumentos e oferecendo Brasília para que todos, sem exceção, possam visitar e ter segurança nos nossos espaços turísticos”, garantiu.

 

O Guia Turístico Arquitetônico Acessível, lançado no último dia 21 de setembro, Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, mapeou atrações e monumentos em Brasília que já contam com acessibilidade. A rota está disponível no site da Setur-DF e percorre o eixo central da capital, compreendendo Memorial JK, Planetário, Torre de TV, Museu Nacional Honestino Guimarães, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida e a célebre Praça dos Três Poderes, onde está localizada a Casa de Chá, que abriga um Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

 

Parceira desde o início das discussões do acordo, Andrea Pontes, presidente da UNA, comemorou a assinatura do protocolo. “É um prazer receber este apoio da Embratur, ver que o poder público se importa com a inclusão destas pessoas. Nesta primeira rota arquitetônica acessível, criamos uma metodologia inédita em conjunto com a Setur, que possibilitará que as pessoas com deficiência possam visitar nossos monumentos com segurança e despertar a consciência da importância da acessibilidade na sociedade”, disse.

 

Sob orientação do governo federal, que passou a incluir intérpretes de Libras em todos os eventos, a Embratur também avançará na discussão da inclusão no setor turístico, com a abertura de uma gerência específica para o tema dentro da agência. “O projeto da Secretaria de Turismo vem ao encontro das iniciativas e prioridades da Embratur. Essa questão da acessibilidade para o turista é de fundamental importância e por isto estamos criando na Embratur uma gerência especial de inclusão”, apontou o coordenador de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, Gentil Venâncio.

 

Alterar a atuação da Embratur para o território brasileiro foi uma das formas encontradas pelo governo federal para fortalecer o turismo nacional durante o Estado de Calamidade decretado por conta da pandemia de Covid-19. Seis meses após o fim da pandemia, a Agência voltará a atuar no exterior e levará as campanhas sobre as belezas do Amazonas para o mundo. “Com a histórica transformação da Embratur de Instituto para Agência após da aprovação da MP 907 e sanção do presidente Bolsonaro no último mês de maio, foi determinado que devemos atuar no Brasil. Por isso, campanhas já estão sendo realizadas para que o brasileiro conheça as maravilhas do seu país, porque ser brasileiro é morar onde o mundo sonha em tirar férias”, explica Gilson Machado, presidente da Embratur.