Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/03/13 às 14h39 - Atualizado em 8/03/13 às 18h57

Secretaria de Turismo lembra força dos candangos na homenagem às mulheres

COMPARTILHAR

Homenagem foi feita com três operárias do Estádio Mané Garrincha

Em 1956, começava a saga da construção da nova capital do Brasil. Com isso trabalhadores que ficaram conhecidos como candangos chegaram das mais diversas regiões do Brasil. Eram pessoas, como bem disse o pioneiro Ernesto Silva, admiradas pela sua tenacidade, pelo esforço e pelo idealismo. Após 53 anos de sua inauguração, Brasília passa por um novo período de grandes obras, como as anunciadas nesta quinta-feira (7) pelo governador Agnelo Queiroz. E, dessa vez, as mulheres têm papel fundamental nessas melhorias para o Distrito Federal.

Para homenagear essas mulheres que hoje realizam grandes transformações na cidade, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal fez sua campanha do Dia Internacional com fotos de três operárias do Estádio Nacional Mané Garrincha, novo monumento da cidade. Márcia Guimarães, Gislene Santos e Sara Souza, são as modelos das fotos publicadas no perfil do Facebook Vem Viver Brasília. Assim como os candangos da década de 50, elas vieram do nordeste brasileiro em busca da luta por uma vida melhor e acharam no Estádio o caminho para suas conquistas. (foto 1 e foto 2)

“Gosto muito do que estou fazendo. Muitos não terão esse privilégio de fazer parte dessa história”, disse Gislene, baiana de Santa Rita de Cássia. “Estamos trabalhando ali para uma Copa que vai mudar esta cidade. Vamos falar para os nossos netos que ajudamos a constituir esse estádio. Isso é motivo de orgulho”, disse Márcia Guimarães, cearense de Poeiras.

Luís Otávio Neves, secretário de Turismo do Distrito Federal, lembra que uma cidade boa para o turista é aquela que é boa também para o morador, por isso, todas as mudanças que estão sendo feitas em Brasília impactarão também na vida dos nossos visitantes. “Há pouco mais de 53 anos, o planalto central se enchia de grandes guerreiros, conhecidos como candangos, que construíram esta cidade monumental em que vivemos. Hoje temos grandes mulheres à frente de secretarias, administrações regionais, empresas públicas e privadas, trabalhando em obras e todas transformam Brasília em um destino turístico cada vez melhor”, explicou.

A campanha da Secretaria retrata as operárias junto ao monumento “Os Candangos”, na praça dos três poderes e lembra que todas elas merecem nossas homenagens. Para compartilhar as imagens basta entrar no perfil www.facebook.com/vemviverbrasilia.