Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/04/13 às 20h23 - Atualizado em 9/04/13 às 20h43

SeCult fará licitação para restauração do TNCS

COMPARTILHAR

Obras devem começar em agosto deste ano. O monumento será fechado ao público.

A partir do dia 15 de abril, a Secretaria de Cultura do Distritito Federal (SeCult)abrirá processo de licitação para contratar empresas interessadas em desenvolver projetos executivos das instalações e complementares de arquitetura do Teatro Nacional Cláudio Santoro. A intenção é selecionar as melhores ideias para definir o que poderá ser alterado no design do espaço, a exemplo o posicionamento das cadeiras da Sala Villa Lobos e adequação das saídas de emergências, além das obras de acessibilidade e melhoria da acústica do local.

A previsão é liberar cerca de R$ 4,2 milhões para o projeto vencedor. No valor licitado, está previsto um percentual para a empresa vencedora contratar uma consultoria com o escritório do Oscar Niemeyer. O IPHAN fará parte das negociações.

O projeto fruto da licitação é apenas parte da restauração que será feita no Teatro. Ao todo, serão gastos cerca de R$ 96 milhões nos 43 mil metros quadrados de construção do monumento, inclusive o jardim de Burle Marx. Os recursos virão do Governo do Distrito Federal (GDF), Governo Federal e a iniciativa privada.

As obras deverão começar em agosto deste ano, quando o espaço será fechado ao público. Durante o período de intervenção, a Secretaria estuda a viabilidade de se construir um espaço alternativo, uma espécie de tenda com sistema de som, luz, iluminação e refrigeração que atenda aos espetáculos. Há uma preocupação por parte da SeCult-DF em não privar a população das apresentações artísticas que ocorreriam no Teatro Nacional. A Secretaria já está se reunindo com os produtores da cidade para tratar do assunto.

Outra proposta é fechar parcerias com outros espaços culturais de Brasília como o Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Teatro da Unip e o teatro Pedro Calmon, do Quartel General do Exército, onde estão prevista as apresentações da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.

Durante este primeiro semestre, o Teatro funciona normalmente com os espetáculos de dança, teatro. Na programação, estão previstos a realização do II Festival de Ópera, de 15/05 a 30/06, e em julho o Seminário Internacional de Dança.