Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/03/21 às 10h06 - Atualizado em 21/03/21 às 20h20

Segunda edição de Elas pelo Turismo mostra a força das artesãs no DF

COMPARTILHAR

Live promovida pela Setur-DF integra o projeto “Brasília, feminino de Brasil”. Iniciativa segue durante todo o mês de março para homenagear as mulheres no desenvolvimento do turismo na capital

 

Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, e as convidadas Malba Aguiar e Suzana Rodrigues

 

Histórias bem sucedidas de mulheres empreendedoras que projetam o artesanato produzido na capital federal para os principais eixos produtivos do Brasil e do mundo nortearam a segunda edição da série de lives Elas pelo Turismo, realizada nesta quinta-feira (18/3). Desta vez, as empreendedoras Malba Aguiar e Suzana Rodrigues foram convidadas para representar o segmento do artesanato, em homenagem ao Dia Nacional do Artesão, comemorado em 19 de março. O encontro on-line deu inicio à Semana do Artesão, promovida pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), com programação até o dia 26/3.

 

Momento de simbolismo muito forte. Conseguimos juntar duas datas importantes: o Dia do Artesão e o Dia da Mulher, elas que representam 70% da cadeia produtiva do artesanato local, impulsionando o nosso turismo em suas criações. Fico maravilhada em saber que, cada vez mais, as mulheres estão se dedicando por Brasília em todos os sentidos, criando soluções empreendedoras, criativas e inovadoras em prol do que é nosso. Trajetórias inspiradoras, que nos emocionam”, ressalta a Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

 

Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, apresenta a live Elas Pelo Turismo

 

Primeira convidada a contar uma pouco sobre a sua história de vida e de empreendedora no artesanato, Malba Aguiar agradeceu a Setur-DF pela promoção de iniciativas que valorizam o setor. “A Secretaria tem reconhecido o nosso segmento como importante cadeia produtiva criativa. E isso influencia diretamente na realidade de mulheres que enxergam no artesanato uma forma de sustento. Eu costumo dizer que eu não escolhi, foi o artesanato que me escolheu, a partir do meu contexto familiar e social”, explica a co-autora do livro “Artesanato Tradição e Permanência” e especialista em projetos de geração de renda, com foco no artesanato e na produção associada ao turismo.

 

Expoente no mercado de biojoias, a designer artesã e empreendedora Suzana Rodrigues contou um pouco sobre os caminhos percorridos que a fizeram ganhar diversos prêmios. Suas criações alcançaram o mundo, e já estiveram no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), além dos salões internacionais de moda de Madri, na Espanha, e Lisboa, em Portugal e Paris, na França. “Estou muito orgulhosa de estar junto com a Setur-DF em um momento tão simbólico para todos os artesãos, com destaque para o trabalho feito pelas mulheres e mestres artesãs”, afirma.

 

O cenário da live não poderia ser mais inspirador para representar o empreendedorismo: a nova loja do Artesanato de Brasília no shopping Pátio Brasil, que está sendo ampliada e será reinaugurada em breve. O espaço, com mais de 200 metros quadrados, está sendo planejado para ser vitrine de obras dos mais de 11 mil artesãos cadastrados pela secretaria. “O Governo do Distrito Federal, por meio da Setur-DF, tem trabalhado todos os dias, unindo todos os esforços para continuar promovendo esse setor tão importante para o trade turístico, gerando mais renda, emprego e consolidando a nossa capital como destino turístico. E este espaço está sendo preparado com muito carinho e muito amor para ser a casa de todos os artesãos”, completa a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

 

 

 

Elas pelo Turismo

A transmissão, ao vivo, é realizada todas as quintas-feiras do mês de março, a partir das 18h, no canal do Youtube da Setur-DF. O bate-papo é mediado pela secretária Vanessa Mendonça, com a presença de convidadas que contam um pouco sobre trajetórias que contribuem para o desenvolvimento do turismo de Brasília.

 

Semana do Artesão

Anote na agenda: Para homenagear o Dia Nacional do Artesão, a Setur-DF  preparou uma série de ações para fortalecer o artesanato local e destacar a importância do segmento, responsável pela geração de emprego e renda de ao menos milhares de famílias no DF. De 19 a 26/3, o I Fórum do Artesanato do DF apresentará painéis virtuais com especialistas, representantes do governo federal, do GDF e entidades parceiras.

 

O encerramento da Semana do Artesão será no dia 26/3, às 17h, com o lançamento do Catálogo do Artesanato de Brasília. O acervo virtual reúne obras de 35 profissionais, e será distribuído a lojistas, embaixadas, setor hoteleiro e formadores de opinião da capital federal.