26/05/20 às 11h05 - Atualizado em 26/05/20 às 11h07

Setur-DF debate necessidades e soluções para o Turismo de Eventos do DF

Secretária de Turismo participou de live promovida pela Câmara de Economia Criativa da Fecomércio-DF

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, participou nesta segunda-feira (25) de uma live promovida pela Câmara de Economia Criativa da Fecomércio-DF para discutir as tendências de mercado e a expectativa de retomada dos eventos no DF para o período pós-pandemia. Participaram do debate o presidente da Fecomércio, Francisco Maia; a secretária de empreendedorismo do DF, Fabiana Di Lúcia; o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues; e o presidente do Sindicato de Eventos, Luís Otávio Rocha Neves. A transmissão foi mediada pelo presidente da câmara, Pedro Affonso Franco, e está disponível nas redes sociais da Fecomércio-DF – YouTube, Facebook e Instagram.

Fotos Luís Tajes/Setur-DF

A secretária comentou sobre a expectativa sobre o retorno das atividades e destacou diversas ações da Setur-DF, entre elas a criação do movimento Juntos por Brasília, Juntos pelo Turismo. “Esse cenário ainda não permite fazer uma previsão segura, em nenhum lugar do país. Mas mais do que nunca, a união ação e providência têm sido necessárias no setor de turismo, um dos mais impactados. A situação nos demandou ações rápidas, práticas e céleres no sentido de identificar e começar a interagir com os setores mais sensíveis. A indústria de eventos em Brasília movimenta toda a cadeia turística, e por isso nós criamos o movimento Juntos por Brasília, Juntos pelo Turismo, para criar novos produtos e reinventar o que estamos fazendo”, disse.

Os participantes falaram sobre a necessidade de adaptação e reinvenção dos setores, em especial para a realização de eventos culturais e de negócios, diante da nova realidade. Foram enfatizados o uso de novas plataformas digitais, a criação de modelos híbridos de eventos, a utilização de áreas mais amplas para a realização dos eventos no DF, entre outras mudanças que devem ocorrer para permitir a retomada.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, falou sobre a expectativa para a reabertura de atividades e eventos no DF. “Eu estou acompanhando de perto a liberação de cada setor da economia e analisando, a cada dia, quais podem reabrir suas atividades. É preciso que o comércio seja reaberto de forma muito segura. E isso vai acontecer, para bares, restaurantes e eventos, a partir da observação dos outros setores, que aos poucos estão sendo liberados para funcionar, como comércio de rua e shoppings”.

O presidente do Sindeventos-DF, Luís Otávio Neves, explicou que as empresas já estão se preparando para atender às necessidades dessa nova realidade. “Vamos apresentar ao GDF uma sugestão de protocolo para quando for autorizado o funcionamento de estabelecimentos e a realização de eventos, tudo de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do DF. O nosso normal será bem diferente e para isso precisamos estar bem antenados”, afirmou.

“Desde o início da pandemia, estamos fazendo benchmarking, acompanhando diariamente, analisando as ações realizadas por todos os estados no nosso setor, adotamos protocolos seguros e seguimos pesquisando exemplos em todo o país. Estamos discutindo processos, buscando informações e exemplos de modelos internacionais que possam ser aplicados e adaptados para a nossa realidade. A Setur está trabalhando incansavelmente para atrair com mais celeridade os eventos e os visitantes para nossa cidade, que já está sendo percebida pelos outros estados devido à rápida resposta do governo Ibaneis Rocha a toda essa situação”, avaliou a secretária Vanessa Mendonça.

O secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues, reforçou que o momento exige criatividade e assertividade para o desenvolvimento de políticas públicas culturais. “Sem cultura, sem arte, nós não vivemos. Então é através disso que temos que construir o futuro, um futuro mais solidário e compreensivo. Essa parceria de hoje é importantíssima, temos que caminhar juntos porque os desafios são gigantes. O nosso foco é, sobretudo, nas políticas culturais, que definem a identidade da nossa capital. Tudo está sendo estudados e estamos buscando soluções para em breve termos boas notícias para resolver essa demanda da sociedade de consumir cultura”, finalizou.