Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/03/13 às 19h02 - Atualizado em 27/03/13 às 19h05

Setur-DF e Google se unem para aumentar informações sobre Brasília

COMPARTILHAR

Nova plataforma trará informações sobre monumentos e transporte público na cidade

A Google, empresa de serviços online e software dos Estados Unidos, é famosa por hospedar e desenvolver uma série de serviços utilizados no mundo inteiro. Em breve ela lançará mais um produto para os usuários de sua plataforma com informações sobre pontos de interesse, transportes públicos e demais dados que facilitarão a mobilidade nas cidades-sedes da Copa das Confederações e Copa do Mundo. A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) já está em parceria com a empresa para que as informações de Brasília sejam as mais completas possíveis, o que trará benefícios não apenas aos turistas, como também aos moradores da cidade.

O projeto, desenvolvido em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), será uma multiplataforma com as mais diversas informações sobre os monumentos, as linhas de ônibus para chegar aos mesmos, onde existe acessibilidade e como está o trânsito nas vias da cidade. “Queremos garantir a melhor experiência para os nossos usuários. Já temos muita coisa, mas para completar nosso trabalho precisamos da ajuda do poder público e aqui em Brasília percebemos uma grande vontade de fazer com o projeto dê certo”, disse Alessandro Germano, Business Development da Google. A plataforma será gratuita e não gerará custos ao governo para disponibilização das informações.

Para o secretário de Turismo do DF, Luís Otávio Neves, é fundamental realizar essa parceria. “É de nosso interesse que tudo que temos sobre os monumentos, os horários de visitação, as formas de chegar sejam disponibilizadas. Hoje a grande maioria das pessoas do mundo inteiro utiliza a Google para pesquisar os assuntos de seus interesses e, com mais informações sobre Brasília, poderemos mostrar a diversidade que temos. Além disso, a plataforma existe em vários idiomas, o que facilita a comunicação com os turistas internacionais”, disse Neves.

Para conseguir todas as informações que o novo produto precisa, a Google também já está em conversa com a Secretaria Extraordinária da Copa e com o DFTrans. A proposta apresentada pela Google será um grande legado de políticas públicas para o cidadão, que terá acesso a diversos dados sobre a cidade, como fechamento de ruas em épocas de eventos, por exemplo, e alterações do fluxo de trânsito. Para a CNM a intenção é que o projeto piloto fique bem estruturado e que em breve todos os municípios possam estar inseridos na multiplataforma.