Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/12 às 3h00 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Setur-DF participa de Congresso de Guias de Turismo em Macapá

COMPARTILHAR

O Congresso ocorre anualmente de maneira itinerante com o objetivo de colaborar com a qualificação contínua dos profissionais envolvidos

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) está inserida nos debates acerca da qualificação e motivação dos profissionais do setor. O foco desta semana é para os guias de turismo. De hoje (17) até domingo (20), a Diretora de Serviços de Atendimento ao Turista, Eliane de Sá, participa do XXXII Congresso Brasileiro da categoria. O evento teve início pela manhã e contou com a presença de autoridades como o governador do Amapá, Camilo Capiberibe, a secretária de Turismo local, Helena Colares, a Presidente do Sindicato da classe no estado, Obde Gadella, a Presidente da Federação Nacional da categoria, Irmã Carla, e outras.

O Congresso ocorre anualmente de maneira itinerante com o objetivo de colaborar com a qualificação contínua dos profissionais envolvidos.  O público alvo inclui estudantes, técnicos, turismólogos, pesquisadores, gestores públicos, empresários e docentes. Por meio de troca de experiência e informações entre os segmentos participantes, a iniciativa oportuniza a discussão e unificação de ideias de temas comuns.

Este ano, o tema do evento é “O Guia de Turismo como Agente de Integração de Culturas”. Na programação, há palestras sobre os povos brasileiros, sustentabilidade e a rotina do guia. Também estão inclusas mesas redondas sobre acessibilidade, preservação do meio ambiente, papel do profissional de guiamento, direito e programas do Ministério do Turismo.

“Estamos nos preparando para receber uma demanda grande de pessoas de todo o mundo com os grandes eventos agendados. Os guias terão um papel ainda mais importante nos próximos anos e serão bastante procurados. É fundamental que estejam atualizados e com um nivelamento bom de conhecimentos que sejam compatíveis com o planejamento de toda a classe”, comentou a diretora da Setur-DF. 

A estimativa é que, durante os quatro dias de realização, cerca de 800 pessoas participem da programação. O Congresso Brasileiro dos Guias de Turismo é realizado pela Federação Nacional dos Guias de Turismo – FENAGTUR e pelo Sindicato de Guias de Turismo do estado sediante, em parceria com instituições governamentais e não governamentais.