Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/03/13 às 14h33 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Setur participa do “Goal to Brasil” em Berlim

COMPARTILHAR

A cidade é representada como destino da Copa do Mundo para cerca de 150 jornalistas alemãos 

O assessor especial, Bruno Giovanni, e a diretora de Publicidade e Promoção, Isabel Toschi, representam hoje (5) a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) na 9ª edição do projeto “Goal to Brasil”, em Berlim. Brasília tem um estande exclusivo onde mostra que está preparada para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. Fotos, materiais impressos e vídeos simbolizam um pouco do que a cidade tem para oferecer para os torcedores.

O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) na intenção de divulgar as cidades-sede da Copa do Mundo no mercado internacional. Desta vez, os destinos brasileiros serão apresentados para cerca de 150 profissionais do turismo alemão com foco nos atrativos de Recife, representante pernambucana no mundial.

O “Goal to Brasil” na Alemanha começou com uma coletiva de imprensa com autoridades como o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso, a secretária-executiva do ministério da Cultura, Jeanine Pires; o chefe-adjunto da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério do Esporte, Vilmar Coutinho; o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa; o presidente da Empetur, André Correia; e o secretário de Turismo de Recife, Felipe Carreras.

Em seguida, houve a apresentação da Embratur e do Ministério do Esporte sobre a preparação do Brasil para receber os jogos do mundial, bem como as opções alternativas para os turistas que vierem para o país em razão da Copa do Mundo. A Federação Internacional do Futebol também fez uma explanação sobre o campeonato e as expectativas para o próximo ano.

Até o fim da tarde, os profissionais estrangeiros poderão conhecer um pouco mais dos atrativos, tradições, música e gastronomia brasileira no “Vivências Brasileiras”, espaço reservado para degustação dos sabores nacionais com música ambiente.

Eventos coordenados

O Goal To Brasil Berlim acontece quando a cidade alemã está recebendo profissionais de turismo de todo o mundo para participar da ITB (Feira Internacional de Turismo),realizada entre os dias 6 e 10 de março. “O evento exclusivo sobre o Brasil, um dia antes da feira, eleva o país a um patamar diferenciado de promoção. Mas durante a ITB, os operadores de turismo e agentes de viagens que não compareceram ao Goal To Brasil, poderão conhecer detalhes dos destinos turísticos brasileiros”, explicou Pedroso, ao lembrar que a Embratur terá um estande de 603,75m² e contará com cerca de 50 co-expositores nesta feira, considerada a mais importante do mundo.

Mercado alemão

A Alemanha é também um mercado de alta prioridade para as ações da Embratur. Além de possuir laços históricos e boa conectividade aérea com o Brasil (36 voos diretos semanais), a Alemanha, atualmente, é 4° país emissor de turistas para o Brasil, ocupando o 1° lugar dentre os países europeus. Segundo dados do Anuário Estatístico de Turismo 2012, produzido pelo Ministério do Turismo, um total de 241.739 turistas alemães visitaram o país em 2011, o que representa um crescimento de 6,7% em relação a 2010. Deste total, 94,8% apresentaram intenção de retorno.

Goal to Brasil

O projeto Goal to Brasil é uma iniciativa da Embratur para fortalecer a promoção do Brasil enquanto destino da Copa do Mundo de 2014 no mercado internacional. Para isso, serão realizados eventos em 14 países, cada um representado por uma cidade-sede. Brasília abriu a temporada com uma apresentação no Chile, em 2011. Os dois últimos destinos serão coordenados pela Embratur, quando será divulgado o país como um todo, mostrando as belezas naturais, arquitetônicas, históricas, roteiros integrados e muito mais.